sexta-feira, 6 de junho de 2014

Benefícios da arborização urbana


Muitos pensam que a arborização urbana é algo aleatório, que é apenas uma questão estética, e que gera problema com a fiação elétrica e gastos com limpeza. Mas muitos não sabem os reais benefícios que uma arborização urbana pode trazer, entre eles:

Purificação do ar: pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos.
Melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas.
Redução na velocidade do vento.
Influência no balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapotranspiração mais lenta;
abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.
Amortecimento de ruídos.
Embelezamento da cidade e consequentemente valorização dos imóveis.
Melhoria na saúde. Melhora a saúde da pele pela menor irradiação , diminui as doenças respiratórias e contribui para a saúde mental já que são menos vulneráveis a ter ansiedade e depressão além de ser mais propensas a fazerem atividades físicas

Devemos tomar cidades como Belo Horizonte de referencia. Hoje a capital mineira é a capital como maior numero de arvores nas calçadas, como mostra estudo do IBGE.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...