Fonte: Globo Rural On-line por João Mathias.
Plantados há oito anos, os três pés de ameixa na casa do meu pai nunca produziram um fruto sequer, embora todos se apresentem bastante floridos. Por que não conseguiram alguma produção até hoje? O que meu pai deve fazer para resolver o problema?
Gilberto Gonçalves da Silva – São Paulo (SP)
Fatores ambientais, deficiência nutricional e origem genética podem contribuir para a não frutificação de fruteiras. No caso da ameixeira, há ainda a possibilidade de problemas relacionados ao processo de polinização. Quando possui flores autoestéreis, a planta exige a polinização cruzada para frutificar. Para isso, é necessário que haja, no mínimo, duas variedades diferentes plantadas no local, mas com florescimentos coincidentes para ocorrer a fertilização das flores. Uma sugestão é adquirir, pelo menos, uma planta do grupo de variedades que tenham como característica uma moderada autofertilidade, como as cultivares kelsey paulista, reubennel, methley, harry pickstone e rosa mineira. Vale lembrar que as mudas devem ser compradas sempre de viveiristas idôneos e com referência, a fim de garantir a qualidade das plantas.
Consultor: Diego Xavier, técnico de apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Campinas (SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (11) 4582-7284, dxavier@iac.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário