terça-feira, 30 de junho de 2020

FAZENDO MUDAS DE MANJERICÃO!!

O manjericão é uma erva muito fácil de fazer mudas e multiplicar. Vai muito bem no parapeito de uma janela ensolarada.
Você pode optar em fazer mudas através de sementes que em cinco semanas já estarão prontas para usar e também podemos fazer mudas através de pequenas estacas  da própria planta adulta que já temos em casa e assim podemos renovar sempre nosso plantio.

Assim que Faz

Em uma planta adulta, cortar de 1o a 15 cm de um galhinho novo ( verde).  Retirar todas as folhas na parte de baixo do caule. Deixando apenas umas poucas folhas na parte superior deste galhinho.
Retirar esse excesso de folhas é bom para que o galhinho não perca muita energia em alimentar essas folhas e direciona todos os nutrientes para a formação de novas raizes.
Estes galhinhos cortados se Chama ESTACAS ou estaquias.
fazer muda de manjericão
Colocar estas pequenas estacas em um copo de água e esperar uns dias até que saia as primeiras raizes.  É conveniente trocar a água deste copo todos os dias.
Ao passar sete dias, as raizes ja estarão grande o suficiente para ser plantadas na horta ou num vaso .
muda de manjericão enraizando
mudas de manjericão plantada em vasos

Como plantar sementes de manjericão

É muito fácil aprender a plantar sementes de manjericão.
O manjericão deve ser cultivado em um lugar que tenha sol pelo menos seis a oito horas por dia.
O solo deve ser bem drenado com um pH de 6-7,5.  Veja mais sobre pH de solos AQUI
Você pode se perguntar: “Quando plantar sementes de manjericão?” Basicamente, a melhor época para plantar sementes de manjericão é  na primavera quando todo o perigo de geada passou. Mas sabemos que cada área tem um clima diferente, então quando plantar as sementes de manjericão pode diferir de estado para estado. Se o clima da sua cidade é sempre ameno, você pode plantar o ano inteiro.
Cultivar sementes de manjericão não é nada difícil. Apenas semeia uniformemente as sementes das plantas de manjericão cobrindo-as com cerca de 0.5 cm de solo.
Mantenha o solo úmido e certifique-se de remover quaisquer ervas daninhas. As sementes de manjericão  devem germinar dentro de uma semana.
folhas de manjericão sobre tomates
Se você plantar várias sementes, deixe um espaço de 24 cm entre plantas .
Regar o manjericão a cada sete a 10 dias para se certificar de que suas plantas recebem água suficiente. Isso depende, obviamente, da quantidade de chuva na sua área. Lembre-se que, ao cultivar sementes de manjericão, as plantas nos vasos secarão mais rápido do que as que você planta no jardim, então lembre-se de regá-las também.
Uma vez que suas sementes de plantas de manjericão estejam completamente crescidas, é bom colher as folhas e deixá-las secar para que você possa usá-las em molhos e sopas.
O manjericão é maravilhoso com tomates, por isso, se você tem uma horta, não se esqueça de incluir o plantio de sementes de manjericão entre os vegetais. Além disso, nenhum jardim de ervas está completo sem manjericão, e é uma das ervas mais fáceis de cultivar e manter saudáveis.

sábado, 27 de junho de 2020

Quer iniciar compostagem? Procure na rede compostar.




REDE COMPOSTAR

O QUE É: um mapa criado para facilitar o acesso a recursos para quem deseja iniciar a sua compostagem doméstica. Destinado a qualquer pessoa/projeto/empresa que já faz compostagem e quer participar da rede para doar/trocar/vender recursos e auxiliar e incentivar quem está começando na sua localidade.

 

QUER COMEÇAR A COMPOSTAR?

Procure no mapa abaixo o contado de quem pode te auxiliar na sua região, seja com insumos ou informação. Você vai encontrar:

- Minhocários/composteiras,

- Minhocas californianas e húmus,

- Serragem ou matéria seca,

- Serviço de coleta e compostagem de resíduos orgânicos,

- Cursos/oficinas/workshops, etc.

AVISO: Todos os produtos, serviços e informações disponibilizadas neste mapa são de total responsabilidade de quem os oferece. Cabe à ECOlabora apenas a divulgação destes, com a finalidade de fortalecer a rede de compostagem no Brasil. 

Já faz compostagem e quer participar da rede?

LEGENDA

Rede ECOlabora

Praticante autônomo(a)

Projeto ou empresa

Serviço de Coleta

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Com um minhocário em casa a gente reduz o lixo e produz adubo natural de ótima qualidade.

Queridas minhocas

Com um minhocário em casa a gente reduz o lixo e produz adubo natural de ótima qualidade. Não precisa ter nojo, pois as minhocas são lindas, simpáticas e limpinhas.







Em julho de 2009, fui visitar a Bio Brazil Fair (feira de produtos orgânicos e sustentáveis – http://www.biobrazilfair.com.br/2011/codigo/home.asp?resolucao=1024)  e encontrei um stand com minhocários domésticos. Comprei o kit ali na hora e ouvi com atenção as instruções. Levei para o carro três caixas de plástico grandes e um saquinho com um pouco de húmus e uma porção de minhocas.

No dia seguinte empilhei as caixas, instalei as meninas em sua nova casa e comecei a alimentá-las diariamente com talos de vegetais e outros restos da cozinha. No começo, só um pouco. Depois, conforme as novas gerações iam povoando o minhocário, fui aumentando a quantidade.

Se, na minha infância, alguém dissesse que em 2010 eu estaria criando minhocas em casa, daria uma gargalhada. Nasci três anos antes do homem ir à Lua e as crianças daquela época sonhavam em ser astronautas. Víamos Jetsons na TV e achávamos que, quando fôssemos adultos, não seria mais preciso fazer comida, pois nos alimentaríamos com pílulas.

Pois bem, décadas se passaram e aqui estou eu comprando orgânicos, cultivando uma mini-horta, adorando cozinhar e transformando restos de vegetais em adubo. Para isso servem as minhocas. Elas ficam quietinhas em suas caixas comendo aquilo que iria para o lixo. Em algumas semanas, talos, folhas, pó de café usado, pão embolorado, cascas de frutas e de ovos viram puro húmus. Num recipiente separado fica o líquido que escorre: é vitamina da melhor qualidade para diluir em água e borrifar nas plantas! Para o lixo, só vão restos de carne, queijo, comida muito salgada ou gordurosa, cascas de laranja e limão (ácidos demais para as minhocas).

O minhocário é limpíssimo e cabe em qualquer canto (vários amigos que moram em apartamento têm um kit igualzinho). Precisa ficar na sombra. Quando você abre a caixa, dá para ver os vegetais em decomposição e as minhocas passeando por eles, felizes da vida. Tem cheirinho de terra, suave e gostoso.  Para organizar o esquema na cozinha, basta colocar na pia um recipiente para ir recolhendo a refeição das queridas invertebradas ao longo do dia.

Meus filhos e os amigos deles se divertem olhando a movimentação que acontece dentro do minhocário. Outro dia, uma menina quis levar para casa. Arranjei um potinho, furei para arejar e coloquei algumas minhocas enroladas em seu húmus junto com um pouco de comida. Mas tenho a impressão de que a colônia não foi em frente, pois, ao vir buscar, a mãe olhou horrorizada para o brinde. Compreendi a reação dela, pois eu mesma demorei um pouco para acostumar com essa ideia. Hoje em dia, em vez de nojo até sinto saudade da turma quando vou viajar (rs). Falando nisso, elas sobrevivem mais de um mês sem colocar comida nova, por isso as viagens não são problema para iniciar sua criação.

Fica aqui o convite para entrar para a turma da minhoca. Além de reduzir bastante a quantidade de lixo produzida na sua casa e fabricar um adubo de excelente qualidade, você vai ver como é boa a sensação de acompanhar todos os dias o reinício do ciclo da vida.


ONDE COMPRAR E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MINHOCÁRIOS

AGROPANERAI - agropanerai@gmail.com

- Morada da Floresta (São Paulo) – http://www.moradadafloresta.org.br/
Desenvolve também sistemas de compostagem dimensionados para atender às necessidades de condomínios, empresas, escolas, restaurantes, clubes, hotéis e eventos. Recentemente, a Morada da Floresta cuidou de todos os resíduos orgânicos da Adventure Sports Fair. Veja lá: http://colunas.epoca.globo.com:80/viajologia/2010/10/07/show-de-sustentabilidade-na-adventure-sports-fair-em-sao-paulo/

- Composteira Soluções Ecológicas (São Paulo) – http://composteira.blogspot.com/

- Minhocário Urbano Sustentável Caseiro (São Paulo) -http://cadicominhocas.blogspot.com/
Alternativa permacultural (aproveita sucata) e mais econômica. Entregas a combinar em estações do metrô.

- Minhocasa (Brasília) – http://www.minhocasa.com/
Além de produzir minhocários, a empresa dá cursos e atua com projetos socioambientais no Distrito Federal.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...