sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Saiba tudo sobre essa fruta doce e nutritiva, Nêspera

 

 | Atualizada em 

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Nêspera

Você conhece a fruta nêspera?  Chamada de ameixa amarela e ameixa-do-pará, essa pequena fruta pertence à família da Rosaceae, a mesma da maçã, pera e marmelo. Apesar de sua origem asiática, a fruta é encontrada pelo mundo todo, sendo seus maiores produtores são o Japão, Israel e, na terceira posição, o Brasil.

Natural em todo Brasil, a árvore da nêspera (nespereira) costuma ser comum em quintais, onde faz a alegria de pássaros e pessoas que apreciam o seu sabor doce em receitas de sucos, mousses, bolos, geleias e saladas. Saiba tudo sobre, seus benefícios, nutrientes e muito mais. Confira!

O que é nêspera?

nêspera (Eriobotrya japonica Lindl.) é um fruto perene da árvore nespereira (Eriobotrya japônica) de porte médio, que pode chegar a 10 metros de altura. A planta possui folhas alongadas, de coloração verde-escura. 

A árvore dá flores brancas e frutos na extremidade dos ramos e em cachos. A nêspera tem formato levemente alongado e casca aveludada na tonalidade amarela – pendendo para o alaranjado – tanto na parte externa como na polpa. Cada fruto contém de 3 a 7 sementes.

De origem asiática, com referência a Japão, China e Índia, a “ameixa nêspera” é distribuída nas regiões subtropicais do mundo, tendo uma real importância econômica para diversos países, incluindo o Brasil.

Descoberta pelo botânico Kaempfer, em torno de 1690, o cultivo da fruta em terras brasileiras só foi acontecer a partir de 1940, em São Paulo. O cultivo econômico da nêspera criou um interesse crescente entre os fruticultores, principalmente no interior do estado paulista, as regiões produtoras que se destacavam eram Mogi das Cruzes e Atibaia.

Quais os benefícios da nêspera?

nêspera ameixa amarela
A nêspera é uma fruta pequena, rica em vitamina C e sais minerais como cálcio e fósforo.

De modo geral, a nêspera é um alimento que oferece diversos benefícios para a saúde do ser humano, isso porque é um fruto rico em nutrientes, como: 

  • vitamina C;
  • sais minerais;
  • cálcio;
  • fósforo;
  • pectina;
  • tanino;
  • entre outros.

Vale destacar que as nêsperas apresentam baixo valor calórico (cerca de 51kcal por 100g), sendo composta por, aproximadamente, 86% de água. Não podemos deixar de mencionar o teor de potássio e pectinas (fibras alimentares), que atua na regulação do colesterol.

Com propriedades diuréticas e antioxidantes, os principais benefícios do consumo da nêspera para a saúde são:

1. combater a prisão de ventre.
2. fortalecer o sistema imunológico;
3. equilibrar o colesterol;
4. melhorar a digestão;
5. favorecer a perda de peso;
6. prevenir o envelhecimento precoce;
7. evitar a diabetes;
8. tratar problemas respiratórios;

Nêspera: informação nutricional

Composição nutricional(100g de parte edível)Nêspera
Energia (kcal)51
Água (g)85,5
Proteínas (g)0,4
Lípidos (g)0,4
Hidratos de Carbono (g)10,2
Fibra (g)2,1
Caroteno (µg)160
Vitamina A (µg)27
Potássio (mg)250

Como se come a fruta nêspera?

Por conta da sua mistura de sabores ácido e doce, a nêspera está presente em diversos pratos brasileiros. Dando um toque agridoce extremamente elogiado, a fruta é usado para fazer sobremesas ou entrada principal, como: 

  • geléias;
  • doces diversos;
  • sorvete.

Mas, geralmente, a nêspera é consumida ao natural, em salada de frutas, sucos e chás. Além disso, receitas de compota estão ganhando espaço, que é quando utiliza pedaços dos frutos cozidos com açúcar e mais algum líquido. 

Nêspera: como conservar a fruta?

nêspera fruta
Nêsperas, o seu nome científico é Eryobotrya japónica.

Como é uma fruta sensível,  com um tempo de vida relativamente curto pós-colheita, é importante mantê-la em temperatura ambiente de 6 a 9 dias. Na geladeira, é possível  armazená-las durante cerca de 15 dias.

Qual o outro nome da fruta nêspera?

No Brasil, muitas pessoas conhecem a fruta por ameixa-do-pará, ameixa-japonesa ou simplesmente ameixa-amarela.

Qual a diferença entre nêspera e ameixa amarela?

Se você olhar a foto acima, parece um pouco difícil distinguir qual é a nêspera ou a ameixa, não é mesmo? E as coincidências não ficam só na aparência, as duas frutas têm outras similaridades como, por exemplo, poucas calorias e ótimas fontes de vitaminas e minerais. 

Mas, como queremos saber qual a diferença, o primeiro ponto é a tonalidade mais alaranjada, que está associada à presença de betacaroteno na sua composição. Esse nutriente é responsável por ajudar na proteção da pele e dos olhos. Além disso, essa fruta apresenta uma concentração maior de fibras, substâncias que regulam o intestino.

planta nespereira

Já a ameixa tem suas particularidades também. Por exemplo, possui o dobro de vitamina C comparado à nêspera. O que é uma importante vantagem, já que estamos falando de um nutriente que apresenta propriedades antioxidantes. Fisicamente, a ameixa tem uma casca lisa e polpa macia. Já na nêspera, a casca é aveludada e tem uma textura firme. 

Gostou de conhecer mais sobre a fruta nêspera? Agora você pode adicioná-la na sua lista de compras para rechear ainda mais sua cesta de frutas. Aqui, na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cultivar jardins, hortas e pomares. Conheça nosso setor de jardinagem. Até a próxima!

 | Atualizada em 

Por Cobasi

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...