QUARESMEIRA (Tibouchina granulosa) é uma árvore brasileira pioneira, da Mata Atlântica,.Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril, e também em junho-agosto. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas
Árvore de 8 a 12 m de altura Apresenta folhas o ano inteiro. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras, rijas, com nervuras nítidas longitudinais e paralelas.
A semente é minúscula: 1 kg contém mais de 3 milhões de unidades. A dispersão é feita pelo vento e a taxa de germinação é baixa.
Por ser planta rústica suporta clima seco e quente, e solos pobres.. É considerada por especialistas a Tibouchina mais fácil de ser cultivada.
Quaresmeira árvore
Flores e folhas da Quaresmeira
MANACÁ DA SERRA (Tibouchina mutabilis) Pertence ao mesmo gênero da quaresmeira (Tibouchina granulosa) . Pode atingir de 2 até 15 m de altura. Possui flores brancas e rosas o que lhe proporciona uma floração espetacular. A flor de centro branco e pétalas azuis muda de cor após fecundada. Floresce durante a primavera e o verão, entre novembro e fevereiro, com belas floradas com flores que variam do branco ao lilás colorem a paisagem regional do final do ano.
A variação na coloração das flores é decorrente do amadurecimento diferencial das partes masculina e feminina, sendo as brancas, recém abertas, funcionalmente femininas (recebem pólen de fora) e as roxas ou lilases são as flores velhas, masculinas, liberando pólen.
A multiplicação também pode ser feita por estacas. Devido ao porte alto e sistema radicular não agressivo, é muito usada como ornamental em jardins e ainda na arborização urbana, não interferindo em fios e tão pouco danificando as calçadas. Podemos encontrar também o manacá-da-serra-anão, que possui flores menores, assim como o porte, em torno de 3 metros, muito recomendado para áreas menores, como jardins domésticos e vasos de porte maior.
Manacá da Serra - árvore
Manacá da Serra - flores e folhas
Muito parecidas. Mesmo gênero - Tibuchina; espécies diferentes - granulosa (quaresmeira) e mutábilis (manacá da serra)
Comparando as características das duas, fico com MANACÁ DA SERRA. Se apresenta de uma maneira sui generis porque tem ramificações desde a base e não tem nenhuma cara de árvore.
Os “meus” Manacá da Serra
À direita do portão de entrada, enfeita e dá as boas vindas a quem chega e um até logo a quem sai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário