quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Húmus de minhoca: o que é e para que serve?

 

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
húmus
O húmus é toda substância desenvolvida através da decomposição e fermentação de matérias orgânicas de origem animal e vegetal.

Sabia que o húmus, ou húmus de minhoca, é um grande aliado para as suas plantinhas crescerem fortes e saudáveis? Ele é um adubo natural que tem uma ação importante no solo e contribui diretamente para um crescimento saudável das plantas.

Prático, fácil de utilizar e amigo do meio ambiente, esse produto tem tudo para fazer sucesso no seu jardim. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o húmus?

O húmus é toda substância desenvolvida através da decomposição e fermentação de matérias orgânicas de origem animal ou vegetal. Isto é, quando cai uma folha do pé, e ela é decomposta, ela se torna húmus. O mesmo ocorre quando um inseto, por exemplo, morre. A decomposição do seu corpo se tornará, após a decomposição, matéria orgânica para o solo.

Agora, se você quer saber o que é húmus de minhoca, é algo bem parecido. A diferença é que a decomposição é feita pelos animais anelídeos que chamamos de minhocas! Eles são bastante nutritivos e ótimos para as plantas.

No solo, o húmus têm um papel fundamental para a saúde da planta. Isso porque, oferece nutrientes, faz a regulação da quantidade de micro-organismos e ainda ajuda a fertilizar. Não é só isso! Esse componente ainda oferta ao solo matérias como:

  • Nitrogênio;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Carbono.

Além disso, o húmus possui outras substâncias que contribui diretamente impedindo que alguns componentes tóxicos possam penetrar nas plantas. 

O que é húmus de minhoca?

húmus
Eles podem ser utilizados, porém, quando as plantas demonstram um crescimento vagaroso ou ainda quando a sua coloração não está forte e saudável.

O húmus de minhoca é mais um tipo de adubo orgânico natural.  Esse, no entanto, é desenvolvido por meio do esterco do animal. Ou seja, por viver na terra, as minhocas acabam ingerindo restos de matérias orgânicas. Após e ingestão, elas evacuam essa substância, ou seja, o húmus na sua matéria ainda mais natural. 

Vale considerar ainda que a presença das minhocas no solo oferecem outros benefícios para as plantas, por exemplo, redução no número de pragas, oxigenação para as raízes e ainda melhor sistema de drenagem. 

Para que serve húmus de minhoca?

Quando plantadas diretamente no solo, as plantas acabam participando de um grande ecossistema e, por consequência, acabam tendo o húmus e os demais nutrientes naturalmente. Se estão nos vasos, porém, é mais difícil que esses nutrientes sejam repostos naturalmente e, por isso, é indicado a utilização desses adubos. 

Eles podem ser utilizados, porém, quando as plantas demonstram um crescimento vagaroso ou ainda quando a sua coloração não está forte e saudável. 

Saiba o que mais utilizar nos vasos

húmus
No solo, o húmus têm um papel fundamental para a saúde da planta.

Para além dos adubos, montar um vaso é uma tarefa que requer atenção e dedicação. Saiba quais são os passos principais:

  • Saiba exatamente o que será plantado;
  • Escolha o vaso que melhor atende as necessidades das plantas;
  • Hora de escolher terra;
  • Além do húmus, vai usar mais adubos?
  • Tenha pratinhos para conter a vazão da água;
  • Que tal um sistema de drenagem com pedra e areia?
  • Não se esqueça dos equipamentos para irrigação.

Vale considerar que além desses cuidados, é indispensável pensar cuidadosamente sobre a localização dos vasos. Algumas plantas precisam de luz constante do sol, elas são chamadas de pleno sol. Outras, porém, as meia-sombra acabam sendo prejudicadas quando estão constantemente expostas. Por isso, é preciso analisar a espécie para saber qual é o local onde ela poderá crescer mais forte e saudável.

07/11/22

Por Cobasi

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...