terça-feira, 9 de agosto de 2022

Aprenda a eliminar as formigas da sua horta de forma biológica: dicas úteis

Fonte: site  


Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Para quem tem uma horta ou jardim, é importante saber o que fazer para ter a sua horta bonita e saudável. Como  o crescimento das plantas da sua horta e o aumento das temperaturas,  é normal que as formigas apareçam nas suas hortas, uma vez que o ambiente é mais propicio a tal.

Não é que as formigas não sejam essenciais à sua horta, mas quando elas aparecem  em milhares de colónias, tornam-se uma autêntica praga para as nossas culturas.


Neste artigo, trago-lhe algumas dicas que irão permitir  com esta praga. Fique a conhecer quais as minhas sugestões para acabar com este problema.

1- Faça os seus próprios repelentes naturais

Sabia que pode fazer os seus próprios repelentes naturais de formigas. Não sabe como?

Dou-lhe abaixo algumas receitas:

  • Solução aquosa de água+ alho

Sabia que os compostos de enxofre e o cheiro forte do alho parecem ser muito incómodos para as formigas? Pois é, uma das soluções para acabar com esta praga na sua horta é junta estes dois ingredientes, a água e o alho.

Para tal deve fazer o seguinte, usando esta receita:

Como fazer a água de alho?

Como fazer?

  • Triture  vários dentes de alho e coloque-os num tacho com água, deixando a solução repousar por um período mínimo de 24 horas.
  • Após o período anteriormente indicado, leve esta solução ao lume em fogo brando para potenciar a acção da mesma por um período de 15 minutos.
  • Coloque a solução feita posteriormente num pulverizador e borrife nos locais mais atacadas pelas formigas.

Acabar com elas é uma das questões que mais dor de cabeça nos trás… Por isso, a utilização de produtos adequados, naturais, biológicos, baratos e que tragam a melhor resolução ao problema é essencial.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
Fonte da imagem:melhorcomsaude.com.br
  • Use detergente biodegradável para acabar com as formigas

Use um copo de 200ml e reparta a sua capacidade por 100ml de água e 100ml de detergente. A solução criada através destes ingredientes pode ser uma solução eficaz para ajudar nesta praga das hortas. Coloque o conteúdo da solução elaborada num borrifador, e aplique nos nos locais mais afectados. Pode optar também por misturar o detergente com vinagre para combater esta praga. As quantidades a usar destes ingredientes são as seguintes:  ½ copo de água, 2 colheres de detergente biodegradável, 2 colheres de vinagre. Utilize também um borrifador para aplicar esta solução.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
Água e detergente podem ser uma boa alternativa para combater formigas na horta
  • Use borras de café para afastar as formigas

Usar  borra de café usado (não solúvel) para além de enriquecer o solo, ajuda a afastar as formigas.  Para maximizar o efeito das borras de café nas formigas, espalhe-a pelo seu jardim. Esta operação vai confundiar as  formigas operárias, uma vez que atrapalha o seu olfacto, acabando por se perder e morrer de fome.Espalhe um pouco de pó nos formigueiros e na sua casa. Isso deve ser suficiente para confundir as formigas operárias, pois atrapalha o olfacto delas. Assim, as formigas se perderão e morrerão de fome.

  • Insista e seja paciente ao usar o café. Os efeitos podem levar alguns meses para surgir.
  • Reaplique o pó pelo menos uma vez no ano para reforçar o cheiro do café e acelerar os efeitos.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta

  • Plante ervas aromáticas ao longo da sua horta

Sabia que algumas ervas aromáticas têm efeito repelente de formigas? Algumas das melhores plantas aromáticas para este efeito são:

  1. lavanda;
  2. oregãos;
  3. hortelã-pimenta;
  4. alecrim;
  5. entre outros;
aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
Os agricultores sempre conviveram com plantas aromáticas, intercalando-as nas suas plantações. Dessa forma, pretendem criar associações de plantas que protejam as culturas  de forma natural e biológica: aumentar a biodiversidade parece ser um bom caminho a seguir. Esta é uma forma de repelir naturalmente insectos ou pragas não desejadas. Ter uma horta biológica requer cuidado e dedicação. Uma boa forma de mantê-la natural, sem utilizar produtos químicos como pesticidas, é plantar perto (ou dentro!) das nossas culturas, ervas aromáticas para repelir insectos (neste caso formigas).

  • Use as cascas de laranja para afastar as formigas

Sabia que as cascas de laranja têm uma substância natural (D-limoneno) que  é também utilizado como um componente em insecticidas orgânicos? Quando a casca de laranja começa a decompor-se liberta um óleo essencial que se torna letal para as formigas acabando por diminuir as colónias desta praga.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
O aroma das cascas de laranja e limão espantam as formigas temporariamente. No entanto, elas devem ser trocadas todas as semanas, pois perdem a sua frescura e benefícios para combater pragas. As cascas podem ser espalhadas pelos cantos do seu jardim ou horta.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...