segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cursos do Serviço de Inspeção Municipal - Porto Alegre

Cursos do SIM Vegetal começam nesta segunda-feira

12/11/2012 09:11:23

Foto: Munique Freitas /DivuIgação PMPA
Cozinha industrial do CAD foi reformada para funcionar como Centro de Treinamento de agricultores Cozinha industrial do CAD foi reformada para funcionar como Centro de Treinamento de agricultores
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio inicia nesta segunda-feira, 12, os cursos de capacitação dos agricultores que beneficiam artesanalmente os alimentos, para que eles atendam as exigências do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem vegetal, o SIM Vegetal. A primeira turma, com 10 alunos, frequenta as aulas no período de 12 a 22 de novembro. Outros 20 produtores rurais devem ser capacitados nos próximos meses.

Em 40 horas de curso, os agricultores terão aulas teóricas e práticas sobre processos, métodos e boas práticas de fabricação, conservação dos produtos, rótulos, embalagens, controles, registros e legislação. Além disso, a equipe multidisciplinar do Centro Agrícola Demonstrativo da Smic, composta de técnicos nas áreas da saúde e da agricultura, vai dar assessoria nas propriedades para que os produtores rurais tenham seus estabelecimentos e documentação adequados à lei.

O objetivo é capacitar os produtores rurais sem interferir nas receitas e na produção artesanal da zona rural de Porto Alegre. O objetivo é respeitar o “modo de fazer” artesanal porém dentro das normas sanitárias para que os produtos possam ser colocados no mercado e tenham condições de venda até para o exterior.

Como participar – O CAD está cadastrando os agricultores que vão ser capacitados. Os primeiros são aqueles que fazem parte das Feiras Agroecológicas da Capital. Depois, a ideia é estender a qualificação aos trabalhadores rurais das Feiras Modelo que também beneficiem alimentos.

As aulas vão ocorrer na cozinha do Centro Agrícola Demonstrativo, na Lomba do Pinheiro, que foi reformada para a realização dos cursos. É um projeto permanente, pois o local deve ser transformado em centro de treinamento.

Informações no CAD pelo telefone 3289 4808.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...