Cursos do SIM Vegetal começam nesta segunda-feira
12/11/2012 09:11:23
Foto: Munique Freitas
/DivuIgação PMPA
Cozinha industrial do CAD foi reformada para funcionar como Centro de Treinamento de agricultores
Cozinha industrial do CAD foi reformada para funcionar como Centro de Treinamento de agricultores
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio inicia
nesta segunda-feira, 12, os cursos de capacitação dos agricultores que
beneficiam artesanalmente os alimentos, para que eles atendam as exigências do
Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem vegetal, o SIM Vegetal. A
primeira turma, com 10 alunos, frequenta as aulas no período de 12 a 22 de
novembro. Outros 20 produtores rurais devem ser capacitados nos próximos
meses.
Em 40 horas de curso, os agricultores terão aulas teóricas e práticas sobre processos, métodos e boas práticas de fabricação, conservação dos produtos, rótulos, embalagens, controles, registros e legislação. Além disso, a equipe multidisciplinar do Centro Agrícola Demonstrativo da Smic, composta de técnicos nas áreas da saúde e da agricultura, vai dar assessoria nas propriedades para que os produtores rurais tenham seus estabelecimentos e documentação adequados à lei.
O objetivo é capacitar os produtores rurais sem interferir nas receitas e na produção artesanal da zona rural de Porto Alegre. O objetivo é respeitar o “modo de fazer” artesanal porém dentro das normas sanitárias para que os produtos possam ser colocados no mercado e tenham condições de venda até para o exterior.
Como participar – O CAD está cadastrando os agricultores que vão ser capacitados. Os primeiros são aqueles que fazem parte das Feiras Agroecológicas da Capital. Depois, a ideia é estender a qualificação aos trabalhadores rurais das Feiras Modelo que também beneficiem alimentos.
As aulas vão ocorrer na cozinha do Centro Agrícola Demonstrativo, na Lomba do Pinheiro, que foi reformada para a realização dos cursos. É um projeto permanente, pois o local deve ser transformado em centro de treinamento.
Informações no CAD pelo telefone 3289 4808.
Nenhum comentário:
Postar um comentário