segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Família inova em Santa Catarina ao produzir hortaliças em solo arenoso

Um casal de agricultores, que deixou a cidade de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, para uma vida nova em Laguna, no sul de Santa Catarina, há 14 anos, ganhou notoriedade ao cultivar hortaliças sem o uso de agrotóxicos. Até aí nenhuma novidade, não fosse o fato de que tudo é plantado em terrenos arenosos, como os de beira de praia.

Quando comprou a propriedade em Laguna, Vilson Valentim Koscrevic, de 46 anos, sabia muito bem que onde pisava era só areia. Mesmo assim, ele decidiu investir na idéia de produzir hortaliças. Antes de plantar a primeira semente, porém, saiu em busca de apoio especializado. Foi quando engenheiros e técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) analisaram o solo e recomendaram o esterco de aviários para o tratamento do terreno.

 – Aplicamos os dejetos no solo, mas as primeiras hortaliças não surgiram como o esperado. Dois anos depois, a situação mudou, e aquela areia em que ninguém acreditava virou uma excelente área para plantio
– lembra o agricultor, que trabalha com a mulher, Silvete Regina, o filho Rafael e outros seis funcionários.

Na propriedade de quatro hectares da família, o carro-chefe é o cultivo de alface e brócolis, comercializados em supermercados de Tubarão. A produção orgânica é certificada por uma empresa paulista que faz análises periódicas do terreno arenoso para comprovar a ausência de produtos agrotóxicos.

 Plantas medicinais são nova aposta Como a areia não retém a umidade tal qual os solos convencionais, a irrigação é fundamental. Para provar que o método de fertilização da areia é eficaz, a família planta milho, abacaxi, melancia e começa a apostar no cultivo de plantas medicinais. – Isso aqui era um deserto, mas até o deserto pode ser bem aproveitado – comemora o agricultor.

O engenheiro agrônomo Joel Marques, da Epagri de Laguna, explica que o manejo adequado das plantações, a irrigação freqüente e a escolha do fertilizante para o tratamento do terreno e das hortaliças podem transformar solos inférteis em áreas de qualidade para a agricultura. – É um trabalho de longo prazo, mas que dá resultados. Este caso de Laguna é um bom exemplo – diz o agrônomo.

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2008/09/familia-inova-em-santa-catarina-ao-produzir-hortalicas-em-solo-arenoso-2195741.html
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...