segunda-feira, 1 de julho de 2013

Agricultura urbana no programa de Gabeira


Veja este programa que apresenta dois exemplos de sucesso na agricultura dentro das cidades. Cidades sem fome e horta das corujas.



 clique na figurae assista

http://bandnewstv.band.uol.com.br/colunistas/coluna.asp?idc=182&idn=660769&tt=capital-natural&tc=agricultura-urbana


São Paulo, uma metrópole superlativa, composta por números imponentes que retratam sua grandiosidade, riquezas e também diferenças. Uma cidade que somada a demais 38 municípios formam a região denominada de A Grande São Paulo, o que lhe confere o título de quarta maior do mundo, com 19 milhões de habitantes, sendo que só a cidade de São Paulo abriga 11 milhões de pessoas.
É dentro deste contexto humano que convivemos diariamente, inseridos num cenário de contrastes onde coabitam riqueza e pobreza. E é dentro dessa realidade que a Organização Cidades sem Fome, através do Projeto de Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias, busca superar essas diferenças, trabalhando para diminuir a insegurança alimentar e nutricional de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Reduzir a fome e o desemprego por meio de programas de agricultura urbana e hortas são contribuições importantes para o futuro da sustentabilidade das nossas cidades. Essa é a nossa missão, e a sua participação e engajamento tem papel fundamental em toda essa envolvente história de responsabilidade e cidadania.

http://cidadessemfome.org/pt/
Gärten in Sao Paulo
21 núcleos de hortas implantados, mais de 700 pessoas diretamente beneficiadas, perto de 4.000 pessoas indiretamente beneficiadas, 48 cursos de capacitação profissional ministrados.
 

Algumas dicas para plantar na Horta das Corujas

Nossa horta fica num espaço público e por isso todos são bem-vindos para plantar, colher ou apenas passear. Mas precisamos criar alguns acordos de convivência que evitam conflitos e frustrações.
O momento de colocar uma semente ou muda na terra é realmente mágico e todos adoram.  leia mais....