quarta-feira, 20 de junho de 2012

plantio de alface sob amendoim forrageiro

Mais uma utilização do amendoim forrageiro! Certamente vou testá-la nas hortas onde executo consultorias.
Quem tiver mais novidades, envie um email para
panerai64@yahoo.com.br

Bom dia,
Então Alexandre, o cultivo dessa alface foi realizado na área experimental de horticultura, da Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres-MT. Desse experimento no caso, teve inicio no mês de novembro sendo colhida no mês de dezembro de 2011 (ciclo de 35 dias), foram avaliados nesse experimento somente quatro sistemas de cultivo. Hoje estou com um, ainda em fase de desenvolvimento com oito sistemas de cultivo diferentes (coberturas: amendoim forrageiro, plantio direto de milheto, palhada de milheto, palhada de grama, bagaço de cana, mulch preto e branco e plantio convenciona sem cobertura), esse teve inicio agora no mês de maio.
leandro batista da silva

Fonte: rede de agronomia
http://agronomos.ning.com/photo/plantio-de-alface-sob-amendoim-forrageiro?xg_source=activity

10 comentários:

Digital News disse...

Como poderia fazer isso em minha propriedade? Devo plantar primeiro o amendoim forrageiro nos canteiros e após isso plantar o alface?
E quando for colher o alface colher o amendoim forrageiro para dar aos animais e plantar mais alface?

eng, panerai disse...

Isso mesmo primeiro planta as mudas de amendoim forrageiro no distanciamento 30 x 30 cm ,após o fechamento do canteiro (100 dias ) plante a alface.
Aproveite o corte do amendoim e ofereça aos animais.

Unknown disse...

Parabens Alexandre pelo trabalho!
Instiguei meus alunos a fazer um trabalho com consorciação de amendoim forrageiro, em 24 horas apresentaram varios materiais.
Não pude ainda ver o blog com calma, mas a foto já me agradou muito, e com certeza iremos compartilhar informações.
Estamos iniciando um trabalho de transição agroecologica na colegio agricola.
Assim, que eu tiver um tempinho vou entrar em contato com vocês.
Desde já parabenizo o belo trabalho.

eng, panerai disse...

OBRIGADO PELO INCENTIVO!
Aonde é o colégio agrícola?
Sucesso no projeto e o que puder ajudar, estamos aqui em Porto alegre - RS.

Unknown disse...

Alexandre ,preciso de ajuda .Tenho um pequeno espaço em Teresópolis (RJ),mas as árvores frutíferas são uma negação ,com exceção do caqui.O solo é seco e duro e os galhos de todas as árvores são envolvidos por fungo (acho).Tenho 3 pessegueiros dos quais só curto as flores ,pois os frutos são bichados por dentro e escuros .Os passarinhos , claro , adoram.Plantei uma goiabeira e aconteceu a mesma coisa. Acerola tb não consegui ,jabuticaba nada .Então me ensinaram a colocar amendoim de postagem ( ou será forrageiro?)num círculo em torno das árvores e também a postagem caseira.É isso mesmo de que preciso .Se tivesse dinheiro contratava um agrônomo , mas sou apenas uma curiosa que adora cultivar.Qualquer ajuda será bem vinda.Obrigada Manuela

eng, panerai disse...

Manuela bom dia! Fazer um diagnóstico a distância não é recomendável, no entanto envio algumas dicas.
Continue cultivando suas plantas, problemas sempre teremos.
Seria interessante fazer uma análise do solo para sabermos quais os nutrientes estão faltando na sua terra. Mas como os recursos são escassos, faça o seguinte:
Aplique na superfície do solo, envolta das frutíferas 300 gramas por metro quadrado de Calcáreo. Isto é fundamental para corrigir a acidez do solo. É barato , um saco de 50 kg é R$ 15,00.Próxima aplicação daqui a 4 anos.
Aplique também 2 quilos de esterco de aves OU 5 quilo de esterco bovino no entorno de cada frutífera na superfície, a cada 6 meses.
Pessegueiros são de difíceis manutenção, sofrem muito ataque de doenças e pragas, só ensacando os frutos.A acerola e jabuticaba devem melhorar muito!
Plante o amendoim forrageiro é dez.
Podes mandar para o meu email algumas fotos das árvores?
sucesso.

Leonardo disse...

Oi ALexandre, tudo bem? Gostei dessa dica de adubação para frutíferas. Pergunta:posso aplicá-la também para cítricos (laranja, pokan etc)? Outra duvida dessa vez em relação ao amendoim forrageiro: pretendo iniciar uma plantação de milho orgânico (tenho irrigação abundante). Poderia usar o amendoim em larga escala no local do plantio como forma de garantir uma adubação verde de qualidade? Li que em áreas grandes o plantio a lanço de sementes seria uma alternativa. Abraços, Leonardo

eng, panerai disse...

Sim podes utilizar nas entre linhas do pomar de citrus. Eu mesmo utilizo a aproximadamente 8 anos, com resultados muito positivos.
O amendoim forrageiro é um excelente adubo verde, no entanto as sementes são difíceis de colher e poucas, por isso o alto valor comercial. O plantio de mudas talvez seja mais viável! SUCESSO!

reginaldo disse...

Oi Alexandre, é preciso incorporar o amendoim à terra ou simplesmente plantá-lo entre as arvores frutiferas?

eng, panerai disse...

Plante o amendoim forrageiro nas entrelinhas do pomar e quando for necessário podes roçar, deixando secar sobre o solo. sucesso

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...