Entre as árvores plantadas para produção de madeira nobre, o Mogno Africano é a espécie que mais tem se destacado no Brasil. A madeira extraída desta planta é super valorizada no mercado internacional, possibilitando sua exportação em moedas de alto valor.
As condições climáticas e o solo fértil do país, contribuíram com a adaptação da espécie, principalmente em regiões mais quentes, viabilizando o seu plantio em larga escala.
Estudos de mercado sobre a venda da madeira de Mogno Africano ou madeira mahogany estimam que o negócio florestal pode apresentar uma taxa de retorno (TIR) acima de 18% ao ano. Além disso, cada hectare de Mogno Africano plantado pode render ao investidor o equivalente a R$1,5 milhões até o final do seu ciclo.
Lucro do Mogno Africano
Baseando-se no crescimento biológico da árvore de Mogno Africano em 18 anos, o IBF realizou uma projeção de rendimentos apontando que, enquanto os investimentos no mercado financeiro tradicional como poupança, Fundo DI, LCI/LCA, CDB e Tesouro IPCA+, podem apresentar resultados que variam de 181% a 521%, o Mogno Africano mostra um rendimento líquido de mais de 1210%.

Comparativo percentual de retorno de investimentos financeiros e da floresta de Mogno Africano. (Valores simulados em janeiro/2025)
Nota: O incremento biológico de uma floresta, assim como a valorização da terra ao longo dos anos, também são fatores que contribuem com a rentabilidade e o lucro do Mogno Africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário