terça-feira, 8 de agosto de 2023

AS composteiras usam minhocas californianas?

 

VENDO MINHOCAS

Com a ajuda das minhocas o lixo da cozinha é transformado em adubo orgânico de excelente qualidade. Entenda como isso é possível.

Praticamente metade dos resíduos gerados nas residências são orgânicos, ou seja, são formados basicamente por restos de alimentos e podas de jardim. Estes resíduos não precisam ser descartados no lixo comum: é possível dar um melhor destino a eles, através da compostagem.

E a maneira mais simples de fazer a compostagem em casa é utilizando um minhocário, técnica também conhecida como vermicompostagem. Neste processo, as minhocas são as responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e o tratamento de resíduos, que resulta em um potente adubo orgânico, chamado húmus.

Este processo geralmente é feito em local fechado (para que as minhocas não escapem) e coberto (pois o excesso de umidade é prejudicial às minhocas). Por isso, as caixas ou baldes plásticos são os mais utilizados. Mas para que a compostagem seja feita com sucesso, é preciso utilizar as minhocas corretas.

Qual a melhor minhoca para a compostagem?

Quem não entende de compostagem pode pensar que qualquer minhoca serve para uma composteira, mas não é bem assim. Para que o processo seja mais rápido e eficiente é preciso escolher as minhocas adequadas. A maioria dos especialistas em compostagem indicam as minhocas californianas, também conhecidas como minhocas vermelhas. A maior vantagem em usar este tipo de minhoca é que elas não pulam e consomem rapidamente os resíduos orgânicos. As minhocas que encontramos nos jardins pulam demais e comem menos do que as californianas ou vermelhas.

Cuidados com o manejo do minhocário

Também é fundamental ter um cuidado especial com o manejo do minhocário, pois se houver desequilíbrio em algum fator, ou seja, umidade em excesso, muito calor ou muito frio, por exemplo, as minhocas podem morrer ou fugir. Além disso, quando se faz compostagem caseira utilizando minhocas é preciso atentar-se quanto aos resíduos utilizados. Uma grande quantidade de alimentos ácidos (como limão, abacaxi e laranja) podem ser prejudiciais às minhocas, assim como restos de carnes, alimentos cozidos ou com alto teor de sal.

Outro ponto a ficar atento é com relação ao predador das minhocas, a formiga. Para afugentar este inseto é recomendável utilizar borra de café que, além disso, soluciona outros dois problemas: alimenta as minhocas (elas adoram café!) e contribui para reduzir a quantidade de lixo úmido.

Fonte: http://www.hortamania.com

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...