quinta-feira, 13 de julho de 2023

MAIS BENEFÍCIOS DA BATATA-DOCE REPLETA DE VITAMINAS

 




A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales. É um alimento tipicamente latino-americano, originária dos Andes se espalhou por todo o mundo.

Algumas batatas-doces têm polpa alaranjada, enquanto outras têm polpa arroxeada ou mesmo branca. É um desafio dizer qual é o melhor tipo de batata-doce porque todas são saudáveis à sua maneira. A maior diferença entre as cores da polpa é a experiência de consumo, pois possuem texturas, aromas e níveis de doçura variados que tornam cada cor única.

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A vitamina A é um nutriente essencial importante para o desenvolvimento infantil, o sistema imunológico e nossa visão A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial. A batata-doce é rica em polifenóis, que também são compostos que possuem propriedades antioxidantes associadas a benefícios à saúde.

As batatas-doces roxas são especialmente ricas na classe de polifenóis chamadas antocianinas que lhes conferem sua cor púrpura profunda e têm sido associadas a uma miríade de efeitos promotores de saúde (por exemplo, antioxidante, anti-inflamatório, retarda a digestão do amido, ajuda a regular as atividades metabólicas). A batata-doce também é uma boa fonte de fibra.

A batata-doce é um vegetal único, pois as enzimas que degradam o amido são muito aceleradas durante os processos de cozimento. Estas enzimas convertem parte do amido em maltose e adoçam a batata-doce enquanto assa. É por isso que normalmente há uma calda que vaza na assadeira. Cozinhar pode degradar alguns dos compostos que promovem a saúde, mas a maioria permanecerá. Por outro lado, o beta-caroteno pode tornar-se mais biodisponível após o cozimento e a biodisponibilidade pode aumentar ainda mais quando consumido com gordura (por exemplo, batata-doce frita).

Ver também: BATATA-DOCE E SEUS BENEFÍCIOS PARA A ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE.

Referências:

https://www.ars.usda.gov/oc/utm/getting-more-uses-out-of-the-vitamin-packed-sweetpotato/

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...