terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Plantas também sofrem com calor intenso e precisam de cuidados

 

fonte folha de campo largo

Campo Largo chegou a registrar 34ºC nesta se­mana e a sensação térmica tem sido bastan­te desconfortável, exigindo maior hidratação e cuidados para não se expor ao sol. Quem também sofre nesta época de altas temperaturas e baixa concentração de umidade são as plantas, que na maioria precisam ser molhadas com mais frequência.

Existem vários tipos de plantas e é sempre impor­tante ter orientação de quem conhece do assunto an­tes de escolher qual terá em casa, tanto em área interna como externa, para observar a posição do sol e as con­dições em que elas ficarão, pois há espécies que podem ficar lindas em determinado lugar, mas não em outros.

As flores de jardim, por exemplo, precisam ser rega­das com mais frequência no Verão, pelo menos duas ve­zes ao dia e sem ser em horário de muito sol para não queimar - bem cedo ou final do dia, segundo orienta a florista Fernanda Grande. As plantas verdes de área ex­terna em geral também precisam ser molhadas diaria­mente, exceto árvores que pode ser rega semanal. Agora não é uma boa época para plantar grama e para quem já tem em casa é preciso molhar uma vez por semana.

De forma geral, quando as folhas começam a ama­relar, a terra fica seca, flores manchadas e observa-se que a planta está caída, com folhas murchas, já são si­nais que as plantas estão secando. Quando está nesta fase já leva um tempo para ela se recuperar. Fernanda ressalta que às vezes as chuvas de verão são muito rápi­das e não suficientes para molhar o jardim.

O florista Dhiorgenes Lima dá uma dica que facili­ta para quem tem pouco tempo para cuidar das plan­tas ou viaja com frequência. Fala que há para vender um pó que misturado com água vira um gel e então coloca­-se embaixo dos vasos para manter a umidade ou so­bre a terra e a planta suga conforme necessidade. “Ideal para plantas que precisam de mais água”, comenta. Se­gundo ele, também é preciso cuidar ao molhar, observar se a água não está muito quente ou muito gelada, o ide­al é que seja logo pela manhã e com água em tempera­tura ambiente.

Uma planta que sofre muito com este calor é a sa­mambaia, que queima muito fácil. Tem que molhar todo dia e não pode deixá-la no sol e nem no vento.

Pouca água

Algumas plantas gostam do calor, como as suculen­tas. Dhiorgenes explica que elas precisam ser molhadas apenas quando a terra estiver seca, que aguentam cerca de 15 dias sem água. Isso porque as próprias folhas são um reservatório de água. E ao contrário das demais, ela sofre se molhar muito.

As orquídeas deixam o ambiente mais elegante e em muitas residências é a opção de decoração. Em geral precisam de pouca água e rega semanal, mas no calor excessivo o ideal são duas regas por semana, mas com pouca água. É uma planta que não pode ter reservatório de agua e tem que molhar até a raiz umedecer, também não pode ficar em lugar muito abafado e muito quente. “É recomendado molhar a raiz dela de dois a três minutos com mangueira para absorver a quantidade de água que precisa”, explica Fernanda.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...