segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Arborizar as ruas é solução para diminuir o calor!

Fonte: bom jardim ambiental _Arborizar_bonjardim_blog_calor
Arborizar às ruas ainda é uma das soluções mais simples para diminuir o calor que tem aumentado, tornando a tarefa de sair de casa em alguns horários bem desagradável. Sem dúvida os dias estão mais quentes, seja pela quantidade de poluição, pelo aquecimento global ou outro motivo, a questão é que os dias estão definitivamente mais quentes e abafados.
Ano após anos as temperaturas médias tem atingindo níveis mais altos, e há recordes de temperaturas por todos os lados. Aqui no Brasil, principalmente no Nordeste, o calor tem crescido e causado muitos problemas para a população.
Vale de tudo para fugir do calor. Uma cidade do interior pintou as ruas de azul na tentativa de diminuir o calor, quem estar dentro de casa se escondendo embaixo do ar-condicionado ou de ventiladores. Na rua andamos atrás das sombras que estão cada vez mais raras porque não há mais árvores o suficiente nas ruas.

Não há mais árvores para estacionar os carros na sombra e nem sombra nas calçadas para quem caminha pelas ruas. Se alguém ainda não notou, devemos ter hoje uma das piores proporções árvores por habitantes do país, e a tendência é que o número de árvores continuem a diminuir.
Um problema que deveria ser tratado prioritariamente pela prefeitura de cada cidade para ser deixado para último lugar. Ao invés de aumentar quantidade de árvores, elas estão sendo cortadas árvores para alargar avenidas que vão tornar a cidade mais quente, já que o asfalto não absolve bem a temperatura.
Arborizar as ruas traz dezenas de benefícios para as ruas, para as pessoas e para o clima da região. Primeiro que ás árvores retém o calor, diminuindo a sensação térmica em até 5º graus e aumentam a umidade do ar, só esses dois motivos já seriam suficientes para plantar árvores em todas as ruas, diminuindo o calor e a sensação termina.

Claro que a maior parte desse trabalho deveria ser feito pela prefeitura, que deve selar pelas áreas comuns da cidade, e estruturar tudo no plano de desenvolvimento e infraestrutura de cada local, mas nós também podemos fazer a nossa parte plantando árvores. Ter uma árvore na porta de casa é uma ótima forma de aumentar o valor do seu imóvel, melhorar a qualidade de vida e não sentir tanto os dias mais quentes, que de acordo, com as previsões só vão aumentar.

Nós da Bonjardim acreditarmos que Arborizar a cidade é um ótima forma de diminuir o calor e de tornar a cidade mais bonita.
Plante uma árvore.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...