terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Curar feridas de árvores, pasta bordalesa

Os agricultores familiares dos Vales da Boa Esperança e Santa Joana, em Colatina -ES fazem pasta bordalesa para ser usada como fungicida. É empregada nos cortes provenientes das podas feitas nas plantas e lesões de origem parasitária. Quando pincelada nos troncos e galhos mais grossos ajuda a evitar muitas doenças. 

Os ingredientes para fazer a pasta bordalesa são: 1Kg de sulfato de cobre, 2Kg de cal virgem ou 3Kg de cal hidratada nova, e 12 litros de água limpa. Numa vasilha de plástico, madeira ou barro, deixe o sulfato de cobre dissolver em seis litros de água morna. Numa outra vasilha, com mais de 6 litros de água, dissolva a cal. Jogue lentamente o sulfato de cobre no leite de cal. Depois de dissolvido o sulfato de cobre e a cal, mexa bem até formar uma pasta de cor azul. 

A pasta deve ser aplicada com o auxílio de uma brocha, pincelando os troncos, galhos mais grossos ou partes que tenham sofrido feridas. É ótima na proteção de cortes e lesões de origem parasitária, principalmente de árvores frutíferas. Deve ser preparada e usada dentro de 3 dias.

fonte: http://agroecologiaemrede.org.br/experiencias.php?experiencia=289

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...