quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Bagé vai sediar Fórum Gaúcho de Arborização Urbana em 2018


Representantes apresentaram projeto em João Pessoa
Representantes apresentaram projeto em João Pessoa
Crédito: Divulgação/FS
Criado em 2015, o Programa de Arborização Urbana promove uma série de ações, voltadas à sustentabilidade ambiental de Bagé. Atividades como um projeto de educação ambiental nas escolas, a implantação de QR Code nas árvores da praça das Carretas e o inventário arbóreo em praças e ruas da cidade são alguns exemplos de iniciativas desenvolvidas pelo grupo, coordenado por Norton Sampaio. E a repercussão da iniciativa fez com que a Rainha da Fronteira fosse oficializada como a sede do próximo Fórum Gaúcho de Arborização Urbana, em setembro de 2018. A data específica do encontro ainda deve ser definida pela organização.
De acordo com Sampaio, a escolha da cidade como palco do evento se deve pelo fato do Programa de Arborização Urbana ter sido apresentado em dois eventos. O primeiro foi o Fórum Gaúcho, em Charqueadas, realizado em setembro. E o segundo foi o 4º Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), entre 15 e 18 de outubro, em João Pessoa (Paraíba). O trabalho fez parte de um painel, no dia 17, que tinha como um dos temas a sustentabilidade ambiental dos municípios brasileiros.
Sampaio relata que o convite para divulgar, na Paraíba, a iniciativa desenvolvida em Bagé e em Dom Pedrito partiu de um dos diretores da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Anderson Fontes, no Fórum Gaúcho. “A apresentação teve três tópicos: inventário arbóreo; a implantação da tecnologia QR Code e o projeto de Educação Ambiental. O que mais chamou atenção foi que a nossa iniciativa partiu da sociedade civil, que fomentou ações por parte do poder público. Em outros locais, o processo é ao contrário. E sediar o Fórum Gaúcho será uma grande honra para nós, que lutamos há tempo pelas nossas árvores”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...