sexta-feira, 25 de março de 2011

Horta Caseira incentivada na Pastoral da Criança

Ações Básicas

Nos últimos anos, o aumento da população mundial fez com que a produção agrícola crescesse num ritmo acelerado. Para tanto, os produtores rurais, em sua maioria, lançaram mão de grande quantidade de agrotóxicos, adubos e fertilizantes químicos e máquinas.

Os resultados foram muito ruins: contaminação da água dos rios, contaminação do solo e também dos alimentos, por causa dos venenos usados nas lavouras. Isso sem falar da contaminação das pessoas que mexem com esses agrotóxicos. Muita gente perdeu a saúde por causa disso.

Para incentivar a alimentação saudável entre as famílias acompanhadas, a Pastoral da Criança está orientando as famílias para que façam uma horta caseira. Alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos e sem custos.
Confira as dicas abaixo:

É necessário ter espaço ou quintal para ter uma horta em casa?
Não. Somente é necessário usar a criatividade para aproveitar recipientes como latas de óleo de cozinha, garrafas pet, vasinhos, bacias e outros vasilhames que estejam sem uso em casa que podem ser aproveitados para o cultivo de algum tempero, alimento ou erva medicinal.

Qual a importância das Hortas Caseiras?
A horta caseira é importante, porque tem muitas vantagens, como:

1) melhora a alimentação da família - um tempero verde como salsa, cebolinha ou coentro tirado da horta e acrescentado na comida, significa que esta comida tem mais vitaminas, está enriquecida nutricionalmente;

2) a família tem acesso a alimentos de qualidade, ela sabe o que ela come, ela cuidou daquele alimento;
3) diminui o acúmulo do lixo, pois restos de alimentos crus não aproveitados na alimentação, como algumas cascas de frutas e verduras, além das folhas secas servem de adubo;

4) resgata conhecimentos populares de cultivo e uso das plantas, legumes e verduras;

5) a horta ainda tem a vantagem de embelezar a casa e a comunidade e estimula o convívio entre os vizinhos através das trocas de mudas e sementes.

Como é uma horta saudável?
É aquela que é cuidada com carinho, adaptada à região e ao clima, que aproveita o adubo natural, como restos de alimentos crus, esterco e não utiliza produtos químicos. É preciso também que ela esteja protegida de cachorros, gatos e outros animais que possam prejudicar a horta.

Como o líder da Pastoral da Criança pode incentivar ou pode começar este trabalho na comunidade, com as famílias, para o cultivo de uma horta caseira?

O líder da Pastoral da Criança pode começar pela identificação de pessoas na comunidade que já cultivam pequenas hortas, pois isto é fundamental para animar e incentivar outras famílias acompanhadas e também pode começar uma em casa.

Conversar com as famílias na visita para aproveitar os espaços e valorizar aquelas que já têm uma pequena horta. 
 
fonte: http://pastoraldacrianca.org.br/images/stories/pdf/ok%20jornal%20172_maro_web.pdf
http://pastoraldacrianca.org.br/images/stories/pdf/alimentacaoehortas.pdf

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...