Restaurar florestas exige algo mais profundo: criar as condições para que a própria natureza volte a funcionar.
Nesta palestra, a restauração florestal é apresentada como uma forma de medicina, em que cada área degradada precisa de diagnóstico, cuidado e acompanhamento, e em que o plantio de árvores pode ser um tratamento importante, mas nunca uma solução universal.
Ao reconhecer a complexidade das florestas e os limites do controle humano, emerge uma abordagem mais realista, eficiente e duradoura para a restauração. Conectando ciência, experiência de campo e reflexão pessoal, Pedro Brancalion mostra como trabalhar com a inteligência natural da floresta não apenas restaura paisagens degradadas, mas também transforma a forma como nos relacionamos com a natureza, e com o futuro do planeta.
Pedro Henrique Santin Brancalion é graduado em Engenharia Agronômica com Doutorado em Produção Vegetal pela ESALQ/USP. Pedro é Diretor de Inovação do CCARBON/USP e docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Ele foi recentemente homenageado pela Câmara dos Vereadores de Piracicaba por suas notáveis contribuições à ciência e à restauração florestal. Reconhecido como um dos pesquisadores mais influentes do mundo, Brancalion integra a lista "Highly Cited Researchers", que destaca cientistas cujas publicações estão entre as mais citadas globalmente.
A homenagem ressalta a dedicação de Brancalion à pesquisa em restauração de florestas tropicais em paisagens modificadas pelo homem, buscando integrar pesquisa, prática e políticas públicas. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at https://www.ted.com/tedx
Nenhum comentário:
Postar um comentário