sábado, 31 de agosto de 2024

COMO PLANTAR PIMENTÃO PASSO A PASSO



Se você não sabe o pimentão lidera
o ranking de alimentos com mais agrotóxicos 😢😢 Não basta ter uma alimentação saudável se o
seu alimento é cheio de agrotóxicos, então assista
esse vídeo e saiba como cultivar o seu pimentão em casa.

BANANA MAIS RÁPIDO - MANEJO E ADUBAÇÃO DA BANANEIRA


Cuidar do lixo que produzimos para que seja o menos agressivo possível ao meio ambiente, dando-lhe o destino adequado é nossa responsabilidade, caso contrário, ficaremos literalmente submersos a ele.
Numa cidade como São Paulo, aproximadamente 60% do lixo coletado consiste em material orgânico, diariamente descartado de nossas cozinhas. Ter um minhocário urbano pode auxiliar a reciclar estes restos de comida, produzir o húmus, valioso para os vasos  e obter também um biofertilizante excepcional para a nutrição das plantas.
Saiba como funciona o minhocário:


http://www.dicasdoitaim.com.br/tag/minhocario/

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

NÃO FAÇA UMA MUDA DE BANANA ANTES DE ASSISTIR ESSE VÍDEO.


Você sabe quais os tipos de banana mais comuns no Brasil? Em papo descontraído no É de Casa, a atriz Fernanda Vasconcellos revelou para Ana Furtado e Murilo Soares que gostaria muito de ter uma bananeira. Ao ouvir a declaração, o engenheiro ambiental desafiou a atriz e a apresentadora a tentarem diferenciar as frutas por tipo.

“Preciso lembrar que existem mais de mil espécies e variedades de bananas. Eu trouxe aqui as cinco principais, as mais populares no Brasil”, destacou Murilo.

Além de ser versátil, pois pode ser utilizada para fazer diversas receitas com banana, a fruta tem fácil cultivo. Você sabia que até quem mora em apartamento pode plantar banananeira em um vaso?

“A bananeira-anã tem a possibilidade de ser plantada em vaso, desde que ela fique na sacada recebendo de 6 a 8 horas diárias de sol, porque senão ela não dá fruta”, contou Murilo.

Bananas podem ser usadas no preparo de diversas receitas — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow

Bananas podem ser usadas no preparo de diversas receitas — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow

Porém, para cada tipo de preparo, existe uma banana específica. Então, vamos entender juntos quais são as mais comuns por aqui:

Banana-ouro

“Além do sabor, ela tem uma coloração e um perfume muito intenso. Ela é doce, só que, infelizmente, não é uma banana que produz uma grande quantidade, por isso no comércio ela tem um preço mais elevado”, destacou Murilo. E você sabia que esta banana-ouro pode ser usada no preparo de receitas salgadas? Felipe Bronze já mostrou que é possível fazer uma moqueca de banana-ouro com palmito pupunha.

Banana-maçã

“É ótima para crianças porque ela tem uma digestão muito fácil”, explicou o engenheiro florestal. Experimente usar a fruta no preparo de uma papinha de aveia e banana para o seu filho.

Banana-prata

“A banana mais produzida no Brasil, muito cultivada no Sul do país porque ela tolera temperaturas mais baixas”, pontuou Murilo Soares. Vale ressaltar que a banana-prata é mais resistente e tem maior durabilidade em casa. Esta banana é um dos ingredientes de uma panqueca nutritiva curinga para qualquer hora do dia.

Banana-nanica

“É a banana ideal para o preparo de doces e sobremesas, de tortas e bolos, de pães, de biscoitos, de sorvete. É a que tem o sabor mais intenso de banana: a banana-nanica”, explicou o engenheiro ambiental.

Banana-da-terra

“Uma banana-da-terra pode passar de 800 gramas”, ressaltou Murilo Soares, contando que a fruta é a maior do que as demais. Este tipo de banana é bastante usado em preparo de salgados, como é o caso da farofa de banana-da-terra.

Conheça os 5 principais tipos de banana no Brasil — Foto: Globo

Conheça os 5 principais tipos de banana no Brasil — Foto: Globo

SAFs - Sistemas Agroflorestais: veja como implantar EPAGRI


Conheça a pesquisa da Epagri que busca conciliar regeneração
de florestas com fonte de renda nas propriedades. Uma alternativa
sustentável para regularização de áreas com pendência no
Cadastro Ambiental Rural. Acompanhe nosso tour por um
SAF - Sistema Agroflorestal implantado
há 2 anos em um Campo Experimental da Epagri em Papanduva.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Qual o futuro da arborização urbana em Porto Alegre????

 


Caro candidato, analisando nossa cidade de Porto  Alegre, no campo ambiental da arborização urbana. Quais são as suas propostas para a vegetação na área pública (ruas, praças e parques):

1. Como compensar os vegetais removidos e os mais de 2.000 que caíram em janeiro de 2024 devido a tempestade.

2. Como atender os mais de 20.000 pedidos de podas de vegetais.

3. Para revisar e atualizar a lei 757/2015 que orienta a gestão do manejo vegetal em porto alegre, que completa dez anos em 2025.

4. Prefeitura de Curitiba pretendia plantar 100.000 árvores em 4 anos (plantou 500.000) e porto alegre 5.000 em 4 anos. O que te parece??  

5.     Implementar educação ambiental, enfatizando a separação do lixo, compostagem doméstica e valorização da árvore na sua calçada.






NÃO VAI PODAR A FIGUEIRA ANTES DE ASSISTIR ESSE VÍDEO.


Figo em calda é uma receita caseira e deliciosa, que você pode servir como sobremesa ou utilizar para preparar tortas e bolos. E se você acha que é complicado fazer esse doce, veja a receita a seguir: ela leva poucos ingredientes e tem modo de preparo bem simples.

Figo em calda — Foto: Receitas

Figo em calda — Foto: Receitas

Ingredientes

  • 1 quilo de figo verde pré-cozido
  • 4 xícaras de chá de açúcar
  • Um e meio litro de água fria
  • cravo a gosto
  • canela em pau a gosto

Modo de Preparo

  1. 1Em uma panela grande em fogo médio, coloque 4 xícaras de chá de açúcar, 1 litro de água, canela em pau e cravo-da-índia a gosto.
  2. 2Fure os figos verdes com uma garfo e coloque-os na panela quando o líquido estiver fervendo.
  3. 3Deixe ferver durante 2 horas.
  4. 4Ainda com o fogo ligado, coloque meio litro de água fria aos poucos e cozinhe até a calda encorpar novamente.
  5. 5Transfira os figos e a calda para um recipiente com tampa e deixe esfriar.

Figo em calda — Foto: Receitas

Figo em calda — Foto: Receitas

Essa compota feita com figo verde fica muito saborosa servida com queijo branco, chantili e sorvetes de sabores mais suaves, como creme e baunilha. Antes de preparar a receita, os figos têm que ser pré-cozidos. Para isso, cozinhe as frutas na água até ficarem macios. Escorra-os, coloque-os em uma embalagem plástica e leve-os ao freezer até congelarem. Depois, lave os figos um por um sob um fio de água para que a pele da fruta se desprenda. Após esse processo, é só seguir o modo de preparo indicado na receita.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...