quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Horta comunitária: saiba como organizar e o que plantar

 

horta comunitária

Hortas comunitárias são espaços coletivos para plantio e cuidado de várias culturas cujos frutos são compartilhados coletivamente para a promoção de uma alimentação mais variada e saudável. Mais que isso, é uma boa maneira de ocupar de forma inteligente espaços públicos, reduzir a produção de lixo e aproveitar todos os benefícios de estar em contato com a terra.

Aqui, explicaremos como e por que organizar uma horta comunitária. Você verá que é possível economizar com a compra de alimentos, ao mesmo tempo em que consome produtos fresquinhos, saborosos e saudáveis, resultado de seu próprio trabalho e dos seus vizinhos. Além de ser uma iniciativa de consciência social, ela é uma forma inteligente de segurança alimentar e preservação ambiental!

Como organizar uma horta comunitária

Não há dificuldades em pôr em prática uma horta comunitária. Basta ter criatividade e organização. No caso de condomínios, fica bem fácil separar um local para isso. Contudo, se não for esta a situação, os vizinhos podem fazer o plantio em uma escola ou pedir autorização na prefeitura para utilizar um espaço em alguma praça ou terreno cedido.

O apoio de ONGs voltadas à segurança alimentar, à agricultura familiar ou à redução da produção de lixo, por exemplo, pode ser útil no caso desta etapa de encontrar um terreno ficar mais complicada. Para conhecer os outros passos a serem dados, siga com a gente!

1 – Reúna as pessoas interessadas

Para que tudo fique em comunidade desde os estágios iniciais do projeto, é fundamental conversar com a vizinhança e propor a ideia. Neste passo, aproveite para apresentar os benefícios da ideia. Logo que tiver um grupo de interessados, uma atitude interessante é pesquisar e conhecer outras hortas comunitárias para saber como elas funcionam e se organizam.

2 – Encontre o terreno ideal

Com o grupo formado, é hora de todos buscarem um local para plantar. Há pouco, citamos ideias de terrenos que podem ser utilizados, porém, é preciso saber que nem todo canto é aproveitável. O ideal é que o espaço seja plano e receba luz solar por, pelo menos, seis horas diárias. Esses são requisitos básicos para que a maior parte das culturas se desenvolva adequadamente.

3 – Escolha quais culturas serão cultivadas

Cada membro do grupo responsável pela horta comunitária pode sugerir o que deseja plantar. É interessante que se tenha uma boa variedade de espécies, mas lembre-se de respeitar o distanciamento entre as plantas, adequando essa variedade ao espaço existente.

A escolha sobre o que plantar também deve considerar clima, solo, época do ano, região (que interfere em questões como temperatura e umidade) e viabilidade. Sobre este último ponto, não adianta plantar algo que exige muitos cuidados se não houver mão de obra e recursos para isso. Opte, então, por variedades mais simples de manter. Aqui no blog temos um artigo com dicas sobre o que plantar em uma horta. Vale conferir!

4 – Delegue funções

Lá na fase de convencimento dos interessados já é importante deixar claro que todas as tarefas serão divididas. Não importa se uma ou outra pessoa não tem habilidade para mexer na terra ou se alguém não tem tempo para cuidar da horta comunitária durante o dia. Há trabalho para todo mundo, independentemente da familiaridade com a rotina de plantio ou do tempo disponível.

Por exemplo, quem tem mais disponibilidade, pode cuidar da horta, remover as plantas daninhas, observar a ocorrência de alguma praga e realizar a manutenção. Àqueles que o tempo é mais escasso, é possível tirar um tempinho no início da manhã ou no fim de tarde para fazer a rega. E para quem não tem tempo algum, é possível contribuir financeiramente com a compra de fertilizantes, equipamentos e sementes.

Há ainda um papel muito útil: o fornecimento de matéria orgânica para produção de adubo. Em vez de destinar ao aterro sanitário, cascas de frutas, restos de alimentos e borras de café podem servir para compostagem e se tornar um elemento fundamental na nutrição da horta comunitária. Com isso todos podem contribuir e, de quebra, realizar uma efetiva ação de consciência ambiental.

5 – Busque informações

Para que o trabalho dê certo, todos precisam ter um mínimo de orientações no trato cultural das espécies que serão plantadas. É fundamental saber como preparar a terra, quais os cuidados são importantes na manutenção da horta comunitária, quais nutrientes precisam ser adicionados, como lidar com as pragas e de que forma aplicar os fertilizantes, tanto industriais quanto orgânicos.

Esta etapa precisa vir antes do início dos trabalhos, mas também deve ser reciclada a todo instante. Afinal, todos querem uma boa produção e que o trabalho seja compensador, não é mesmo? Para isso, informação é essencial!

Como pôr em prática tudo o que foi planejado

Com todas as definições prontas, é hora de pôr a mão na terra! Tudo começa com o preparo dos canteiros ― espaços delimitados para o plantio das culturas escolhidas e preferencialmente mais alto que o terreno, de modo a permitir o escoamento da água. Nesses canteiros, a terra deve ser revolvida para ficar fofa e, em seguida, receber o adubo.

Entre os canteiros é recomendável que se formem corredores. Eles facilitam a circulação das pessoas para trato e colheita sem que seja necessário passar por cima da horta, prejudicando o desenvolvimento das plantas.

Já sobre os canteiros, deve-se depositar as sementes e, se for o caso, as mudas, respeitando os espaçamentos indicados para cada espécie. Em seguida, regue a horta, mas sem encharcar a terra. Seguindo a rotina de cuidados aprendida na fase de busca por informações, é só aguardar para fazer a colheita no tempo correto.

É interessante que os produtos resultantes da horta comunitária sejam aproveitados por toda a vizinhança, de modo a fazer com que o componente social seja o principal motivo de mantê-la. Mas se for melhor para organização, ela pode ficar restrita ao grupo que cuida desse espaço.

Então, ficou animado em pôr em prática uma horta comunitária? Converse com seus vizinhos sobre o assunto e leve adiante esta ideia! Compartilhe este texto para ajudar a convencê-los e já resolver a primeira etapa que apresentamos aqui. Lembre-se que esta iniciativa pode trazer ainda mais variedade e qualidade à sua mesa do que plantar dentro de casa e, principalmente, do que comprar tudo no supermercado!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto ou quiser orientações sobre fertilizantes e outros produtos para cuidar da saúde das plantas da horta comunitária, entre em contato conosco! Se preferir, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...