quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Iniciando a criação das Minhocas" Violeta do Himalaia"



Espécie asiática com cor violeta tem potencial uso na minhocultura, ou pesca desportiva, pela sua eficiência de humificação e prolificidade.
Ainda desconhecida pela maioria dos minhocultores, e pescadores, a bela minhoca violeta-do-himalaia tem real potencial de uso na minhocultura e é uma excelente alternativa para criações em regiões de clima quente. Detritívora como as demais principais espécies comerciais, esta minhoca asiática converte resíduos orgânicos em húmus com muita eficiência e é extremamente prolífica sob temperaturas elevadas.

Habitante da superfície de solos ricos em matéria orgânica de uma grande área de floresta tropical na Ásia, a violeta-do-himalaia vem se dispersando por todo o mundo por ação involuntária do homem, carregada na terra de mudas, ou propositadamente para ser utilizada em projetos de reciclagem de resíduos orgânicos.

O nome vulgar que ganhou a minhoca de nome científico Perionyx excavatus no Brasil aludiu a sua cor e origem, a exemplo de como se denominaram outras espécies de minhocas famosas e exploradas comercialmente. Se a violeta-do-himalaia estiver naturalmente umedecida e for exposta à luminosidade, a reflexão de um tom violáceo oscilante, lembrando uma ametista, é inevitável, especialmente na parte dorsal da extremidade anterior de seu corpo. Pressupõe-se que esta espécie tenha se originado das regiões mais quentes do Himalaia com condições favoráveis à sobrevivência de minhocas, excetuando-se, obviamente, as grandes elevações secas e gélidas típicas da mais alta cadeia montanhosa do mundo. Em países de língua inglesa, a violeta-do-himalaia é também conhecida por justificativas similares, como indian blue, se referindo à coloração azul e à Índia, um dos cinco países situados na cordilheira do Himalaia, ou simplesmente como blueworm, a versão em inglês de minhoca azul.

A adoção desta espécie na minhocultura ao invés de outras minhocas comumente utilizadas, como Eudrilus eugeniae, Eisenia andrei e Eisenia foetida, deve se respaldar principalmente no tipo de clima da região em que se pretende implantar a criação e no tipo de produto que se queira dar prioridade.
Esta espécie de minhocas está indicada para compostagem, alimentação de aves, peixes ou répteis e pesca desportiva.

Um comentário:

Wellington Walmer de Oliveira disse...

Excelente matéria sobre essa nova espécie de minhoca. Muito boa para produção de húmus. Altamente reprodutiva.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...