quarta-feira, 4 de março de 2015

Como controlar a erva-de-passarinho

Chá de erva de passarinho - Benefícios e propriedades

Suplemento Agrícola do Jornal O Estado de São Paulo
Como fazer para combater a erva-de-passarinho,que está infestando árvores do meu jardim? Há algum tipo de herbicida que possa ser usado sem prejudicar as árvores? Qual é a época do ano que a erva produz sementes ? Paulo de Godoy Moreira São Paulo –SP

A recomendação do pesquisador científico Daniel Andrade de Siqueira Franco, do Instituto Biológico (IB-Apta), é a de que o leitor faça a poda dos galhos afetados pela erva-de-passarinho (Struthanthus sp.), pois esta parasita suga a seiva das plantas e, caso não seja retirada, pode provocar a morte das árvores.

Segundo Franco,a poda deve ser realizada no período de inverno, antes da produção de sementes da planta parasita. “Nesta época,as folhas das árvores secam e a praga fica mais visível”, explica. Ele também recomenda fazer a limpeza e raspagem dos galhos afetados que sejam mais grossos e que não possam ser podados, cortados ou eliminados por causa da localização. “Com auxílio de um facão ou ferramenta similar, deve-se remover a parte aérea da parasita e, depois, cortar e raspar todas as raízes da erva-de-passarinho”, diz o pesquisador.

Isso evita que haja uma rebrota da parasita a partir de tecidos aderidos ao galho ou tronco das plantas de interesse. Franco não recomenda a aplicação de herbicida, já que há risco de o produto afetar também as árvores atacadas.

Quanto à época de produção de sementes da erva-de-passarinho, ela varia conforme a espécie da parasita.“ “A produção de sementes depende da época do florescimento da espécie–posso citar a S.vulgarisS.elegansS. flexicaulisS.polyrhizusS.uraguensise, S.polyanthus–e da região onde ela ocorre.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...