terça-feira, 16 de outubro de 2012

Produtos orgânicos são destaque no Dia Mundial da Alimentação


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Feira de Produtos Orgânicos terá espaço na Emater durante a terça-feira
Feira de Produtos Orgânicos terá espaço na Emater durante a terça-feira.
A Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), entidade apoiada pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), realiza nesta terça-feira, 16, a II Feira de Produtos Orgânicos. Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, uma data criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) com o objetivo de chamar a atenção para o problema da fome no mundo e estimular o combate ao desperdício. Nos últimos anos, produtores rurais e instituições ligadas à produção agrícola têm aproveitado a data para divulgar a segurança alimentar e incentivar o consumo de agroecológicos.

A Smic faz o trabalho de orientação dos agricultores que trabalham com orgânicos, e também regulamenta e fiscaliza essa cadeia, desde a produção até a comercialização. “Nós temos hoje quatro feiras ecológicas em Porto Alegre e cinco pontos de venda desses produtos. Temos mais de 20 produtores com alvará, totalmente regularizados. E estamos avançando mais. Nosso foco é capacitá-los e qualificar as feiras que terão, em breve, regras e padrões, dando segurança alimentar ao consumidor e agregando valor aos produtos da zona rural de Porto Alegre”, diz o secretário da Smic Omar Ferri Júnior.

A Rama reúne cerca de 80 famílias de agricultores que trabalham com produtos ecológicos em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana. Esses produtores estão se organizando para obter a certificação do Ministério da Agricultura para produtos orgânicos.

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a Rama promove nesta terça-feira,16, a feira de produtos no estacionamento da Emater (rua Rua Botafogo, 1051, Menino Deus), das 9h às 17h30. Os consumidores poderão adquirir verduras, legumes, frutas, flores, geleias, pastas, cogumelos, ovos, panificados, entre outras novidades, direto dos produtores. A proposta é mostrar o potencial de produção orgânica existente nas áreas rurais de Porto Alegre e Viamão.

/alimentos /feiras
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...