sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Combatendo a erosão na pequena propriedade rural

Início do plantio novembro 2011
Capim elefante Outubro 2012
Utilizar os recursos disponíveis é uma possibilidade de sucesso sem custos adicionais!
Após a saída do último caseiro do sítio, em agosto de 2011, resolvemos colocar em prática uma determinação que tinhamos acertado com este trabalhador. O plantio de mudas do capim elefante nas margens do arroio que corta o sítio, para atenuar o processo erosivo.

Capim elefante Outubro 2012
O capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schumach) é, sem dúvida, uma das gramíneas mais importantes e mais difundidas em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. É originário da África, onde ocorre naturalmente em vários países, desde a Guiné, no oeste, até Angola e Zimbabwe, no sul, e Moçambique e Quênia, no leste africano (BRUNKEN apud TCACENCO; BOTREL, 1997).
Podemos observar pelas fotos que os primeiros resultados positivos já são visualizados. Continuaremos o plantio do capim elefante nas bordas do arroio. Atrás da linha de capim elfante estamos experimentando outra espécie o amendoim forrageiro. O amendoim forrageiro é indicado para cobertura verde nas entrelinhas de pomares, é um adubo verde pois fixa o nitrogênio da atmosfera. Suas raízes com 30 a 40 cm fazem um belo trabalho na contenção da erosão e recuperação de áreas degradadas.

Capim elefante Outubro 2012


Bergamoteira sofrendo uma erosão é muito forte out 2012


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...