O solo argiloso, formado por pelo menos 30% de argila, apresenta desafios e vantagens. Sua baixa circulação de ar e dificuldade para drenar a água podem causar encharcamento em períodos chuvosos e formação de uma camada compactada em épocas de seca. Apesar disso, esse tipo de solo é rico em nutrientes, extremamente fértil e amplamente utilizado na agricultura. Se você planeja cultivar plantas nesse solo, algumas espécies se adaptam muito bem a esse terreno. Confira nossas sugestões em meio a esse artigo.
5 plantas ideais para solo argiloso
- Amarílis (Hippeastrum hybridum)
Também chamada de açucena ou flor-da-imperatriz, essa planta ornamental tem flores vistosas em diversas cores e é fácil de cuidar.
- Milho (Zea mays)
Esse cereal nutritivo é perfeito para quem deseja incluir uma planta de uso culinário no quintal. Pode ser cultivado a partir das sementes crioulas ou compradas e completa o ciclo entre 90 e 120 dias, formando novas espigas para consumo.
- Mosquitinho (Gypsophila paniculata)
Com pequenas e delicadas flores brancas, essa planta ornamental é ótima para trazer beleza e leveza ao ambiente.
- Hemerocallis (Hemerocallis spp.)
Muito parecidas com os lírios, as diversas variedades trazem cor e beleza aos jardins. Pode ser usada como forração ou bordaduras em jardins tropicais.
- Árvores frutíferas em geral
Assim como as plantas de lavoura, as árvores frutíferas apreciam os solos argilosos para crescerem, em função da boa disponibilidade de nutrientes e condições para pleno desenvolvimento.
Cuidados com o solo argiloso
Para lidar com as características do solo argiloso e facilitar o plantio, o perfurador de solo a combustão STIHL BT 45 é um grande aliado. Essa ferramenta é ideal para criar covas com precisão, ajudando no plantio de mudas. O perfurador de solo BT 45 também economiza tempo e esforço em terrenos compactados, que demandam a instalação de um sistema de drenagem, como os argilosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário