sexta-feira, 5 de abril de 2024

Solarização Do Solo Como Instrumento De Controle de fitopatógenos

Fonte: https://eos.com/pt/blog/solarizacao-do-solo/

A solarização do solo é um método eficaz para matar os micróbios no solo e combater outras doenças. A solarização melhora a saúde do solo. O método de solarização do solo não utiliza produtos químicos. Portanto, este método é amigável ao meio ambiente. Por esta razão, tais métodos foram adotados em todo o mundo, particularmente no Brasil.

O Que É A Solarização Do Solo?

O processo sugere cobrir a terra limpa de ervas daninhas com uma substância transparente à prova de ar (tipicamente plástica) para acumular energia solar, o que eleva a temperatura do solo. O principal objetivo da solarização do solo é matar ervas daninhas e todos os tipos de pragas com o calor obtido. Dependendo da localização, a temperatura no solo superior de 5 cm (2 polegadas) sob solarização pode variar de 42-60°C (108-140°F).

Além disso, a solarização do solo melhora a química do solo (aumentando a fertilidade) e proporciona uma proteção bastante decente contra a erosão do solo. A terra coberta com filme para solarização não está sujeita à destruição pela água e pelos ventos.

solarização de campo com filme plástico escuro

Phases of the Soil Solarization Process and Factors to Consider

Na expectativa de aproveitar plenamente a solarização do solo, os agricultores devem organizar o processo cuidadosamente e cumprir todos os requisitos, desde a preparação do solo até ao subsequente tratamento do filme plástico. É importante ter em consideração todos os factores que podem afectar o processo de solarização do solo. Os conhecimentos necessários permitirão aos agrónomos evitar o que dificulta e melhorar o que ajuda. Então, como funciona o processo de solarização e os factores específicos a considerar incluem:

  • tipo e cor do solo;
  • presença de ervas daninhas e a sua remoção;
  • possíveis objectos de sombreamento (por exemplo, agrofloresta);
  • época do ano;
  • a duração e o momento da solarização do solo;
  • conteúdo de umidade e plano de irrigação se o conteúdo de umidade natural for insuficiente;
  • tipo e cor do plástico para solarização;
  • a orientação para solarização de canteiros (de norte a sul para canteiros elevados é preferível);
  • futura utilização e reciclagem do filme plástico, etc.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...