quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Como podar uma árvore frutífera?


Fonte;jardiland


Para serem produtivas, as árvores frutíferas requerem alguns cuidados, incluindo a poda, que é feita regularmente todos os anos, no inverno ou no final do verão, dependendo do tipo de árvore. Promovendo a saúde e o vigor da árvore frutífera, esta poda permite otimizar as colheitas e obter frutos de bom tamanho. Para praticá-la com sabedoria, um pequeno método é necessário: afie as suas ferramentas e siga o guia …

Quando podar árvores frutíferas?

O período de poda das árvores frutíferas é diferente dependendo do tipo de poda (formação, manutenção) e do tipo de fruto: pomóideas ou caroço.

Poda de formação
Realizada nos primeiros anos após o plantio, esta poda é feita para todas as árvores frutíferas (pomóideas ou caroço) no inverno, de novembro a março.

A poda de manutenção de pomóideas
As pomóideas (macieiras, pereiras, marmelos) são podadas durante o período de repouso vegetativo, antes do aparecimento dos botões florais.

A poda de manutenção de árvores de fruto de caroço
Ao contrário das pomóideas, as árvores de pedra (cerejeiras, ameixeiras, pessegueiros, damascos, etc.) são podadas no final do verão, após a colheita dos frutos.

Poda de formação de árvores frutíferas

Realizada durante os primeiros 2 ou 3 anos após o plantio de uma árvore frutífera, o objetivo da poda é modelar adequadamente a sua forma. Para isso, limitamos o número de futuros ramos secundários, para que cada um se desenvolva sem atrapalhar os vizinhos.

Poda de manutenção de árvores frutíferas

A poda de manutenção de uma árvore frutífera é praticada todos os anos, ao longo da sua vida. Bem executada, promoverá o desenvolvimento harmonioso da árvore, ajudará a preservar sua saúde e otimizará as colheitas.

Existem três etapas para podar uma árvore frutífera: limpeza, desbaste e corte.

Limpar
Comece removendo galhos mortos ou danificados, aqueles que se cruzam e os galhos novos que estão a crescer abaixo da copa.
Se houver, também removerá a fruta mumificada ou podre.
Por fim, elimine os gourmands (rebentos vigorosos a partir da base do tronco) que absorvem desnecessariamente a seiva.

Desbaste
Para promover uma boa saúde da árvore e uma boa frutificação, é necessário que o ar e o sol penetrem amplamente no centro da copa. Para fazer isso, remova todos os galhos que crescem para dentro da árvore. Remova também pequenos galhos verticais.

Corte
A última etapa da poda é o encurtamento dos ramos preservados, o que favorece uma melhor produção e distribuição da seiva. Isso também impedirá a formação de frutos na extremidade muito frágil dos galhos.
Faça um corte preciso, ligeiramente ao ângulo, logo após um botão voltado para fora, encurtando os galhos para cerca de um terço de sua altura. No entanto, ajuste o comprimento do corte de acordo com os ramos, para que a copa tenha uma forma harmoniosa e favorável à boa frutificação: dando um passo a trás regularmente, avaliará melhor a silhueta da árvore.

Algumas dicas sobre o corte

A poda de uma árvore frutífera é feita, dependendo do tamanho e qualidade dos ramos, com tesoura de poda, podador de ramos, ou ainda serra de podar para os ramos maiores.
– As árvores frutíferas são suscetíveis a doenças. Para limitar a sua propagação, desinfete cuidadosamente as suas ferramentas de poda entre usos. Certifique-se também de que essas ferramentas estão sempre afiadas, a fim de fazer cortes limpos, menos propensos a causar doenças.
– Em cortes grandes, é útil aplicar massa cicatrizante, sempre para prevenir doenças.
– No inverno, na poda de pomóideas, evite proceder em dias de frio intenso. Em vez disso, espere por um dia ameno e ensolarado.
– Após a poda, elimine, por fim, todos os resíduos de poda deixados no solo, triturando-os para reaproveitar na horta (compostagem ou cobertura vegetal).
No caso de galhos ou frutas doentes, leve esses resíduos para o centro de reciclagem.

Encontre na nossa loja todas as ferramentas que precisa para podar as suas árvores frutíferas.

O conteúdo Como podar uma árvore frutífera? aparece primeiro em Jardiland Portugal.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...