domingo, 1 de fevereiro de 2015

O que é feijão guandu?


Escrito por Megan Martin |

 Traduzido por Maria Antônia Alecyr

         

O que é feijão guandu
O guandu é um alimento importante em muitas culturas
Comstock/Comstock/Getty Images
O feijão guandu é frequentemente chamado de ervilha por causa de seu tamanho pequeno. Utilizado em pratos asiáticos e do Caribe, ele é cozido lentamente em água ou caldo de carne, sendo muitas vezes servido com arroz. Seu sabor amanteigado doce o tornou popular em muitas culturas para usos culinários.

Cultivo

O guandu tem sido cultivado há milhares de anos. O tráfico de escravos trouxe os grãos da Ásia para a África. Ele é cultivado em áreas tropicais, mas também é conhecido por crescer em um clima mais frio. Os grãos também são resistentes à seca. As variedades perenes do feijão desenvolvem-se em árvores de pequeno porte.

Nomes

O guandu é listado com o número de alimentação internacional 5-03-716, mas muitos países têm nomes especiais para os grãos verdes tropicais que não o científico Fabaceae cajanus cajan. Na Índia, onde a maioria da plantação do mundo é cultivada, os locais o chamam de "toor dal" ou "arhar dal". Nas Filipinas, a ervilha é chamada de "kadios". Os jamaicanos o chamam de ervilha "congo" ou "gunga", enquanto os haitianos conhecem-o como "pois Congo". Em Porto Rico, o feijão é conhecido como o "gandul", " gunga pea" ou "no-eye pea".

Usos

O guandu têm muitos usos e aplicações em todo o mundo. Lugares no Caribe, como Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, integraram o feijão em pratos tradicionais. No extremo oposto do espectro de uso, os moradores da Ásia e da África usam o legume em sua proficiência na criação de um solo rico em nitrogênio para adubação verde. Os caules lenhosos são consumidos ou utilizados como palha ou lenha em outros lugares. O guandu é um alimento, forragem ou cobertura vegetal. Seu valor nutritivo proporciona uma boa alimentação humana ou animal. Os grãos são utilizados em qualquer fase do desenvolvimento, muitas vezes juntamente com os brotos e folhas. Eles são usados ​verdes, secos e brotos. Ele também pode ser enlatado em qualquer uma dessas fases, oferecendo sabores diferentes e interessantes.

Nutrição

Uma xícara ou 205 g de feijões crus e maduros contém 703 calorias, 523 de carboidratos, 25,6 de gordura e 154 de proteína. O guandu é pobre em gordura saturada, colesterol e sódio. Eles são uma boa fonte de fibra dietética, de proteína, tiamina, magnésio, fósforo, potássio, cobre, manganês e estanho. Uma xícara do legume carrega um índice glicêmico de 61.

Um comentário:

Unknown disse...

NO NORDESTE DO BRASIL ELE SEMPRE FOI CONSUMIDO PELO SERTANEJO E ELE TORRADO É USADO COMO CHÁ PARA TONTURAS ASSIM APRENDI COM AS SENHORAS DAS FEIRAS DE ARAPIRACA AL

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...