segunda-feira, 12 de maio de 2014

Frutas e verduras ajudam a diminuir chances de sofrer AVC

Alimentos devem ser ingeridos diariamente em até cinco porções

12/05/2014 | 06h01
Frutas e verduras ajudam a diminuir chances de sofrer AVC Divulgaçã/Divulgação
Foto: Divulgaçã / Divulgação
Comer mais frutas e vegetais pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com uma nova pesquisa chinesa.
Cientistas realizaram uma análise de 20 estudos publicados nos últimos 19 anos para avaliar os efeitos do consumo de frutas e vegetais no risco de sofrer um AVC. Os estudos combinados envolveram 760.629 homens e 16.981 mulheres que tiveram derrames.
As chances de passar pelo incidente diminuíram 32% a cada 200 gramas de frutas ingeridas por dia e 11% a cada 200 gramas de vegetais consumidos diariamente.
— Melhorar a dieta e o estilo de vida é fundamental para o coração e para a redução do risco de acidente vascular cerebral na população em geral. Em particular, uma alimentação rica em frutas e vegetais é altamente recomendada, pois combina micro e macronutrientes e as fibras necessárias para o organismo — afirma Yan Qu, autor da investigação e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Qingdao, na China.

Qu cita trabalhos que demonstram que a alta ingestão de frutas e vegetais pode reduzir a pressão arterial e melhorar a função microvascular. Além disse, tem efeitos favoráveis sobre o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura, o colesterol, inflamação e estresse oxidativo.
Os benefícios destes alimentos se aplicaram de forma consistente para homens e mulheres, e nenhuma diferença significativa em relação à idade (mais jovens ou mais velhos do que 55 anos) foi encontrada. A equipe de pesquisadores ajustou os resultados da investigação para fatores como o tabagismo, consumo de álcool, pressão arterial, níveis de colesterol, frequência de atividade física, IMC, etc.

Foram combinados os resultados de seis estudos feitos nos Estados Unidos, oito na Europa e seis na Ásia. Verificou-se o baixo consumo de frutas e vegetais é prevalente em todo o mundo e, especialmente, em países de renda baixa e média. Aumentar a ingestão de frutas e legumes até 600 gramas por dia pode reduzir as chances de AVC em até 19% a nível mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na China, o acidente vascular cerebral é a principal causa de óbitos, com uma estimativa de 1,7 milhão de mortes em 2010. Nos Estados Unidos, o incidente é quarta causa de mortes e o fator determinante de muitas deficiências. 

A American Heart Association recomenda que os adultos comam em média de quatro a cinco porções de frutas e verduras diariamente, com base em uma dieta de 2 mil calorias. Uma alimentação rica em uma variedade de cores e tipos de legumes e frutas é uma maneira de obter nutrientes importantes que a maioria das pessoas não recebe suficientemente, incluindo vitaminas, minerais e fibras alimentares. 

Fonte: jornal zero hora

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...