quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PAIS - ESCOLHA DO TERRENO




PAIS - ESCOLHA DO TERRENO


Locutor – Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e Ministério da Integração Nacional apresentam: “Tecnologia Social PAIS” (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), mais alimento, trabalho e renda no campo. Neste vídeo, você vai conhecer as três primeiras etapas para a montagem de uma unidade da tecnologia PAIS. Vamos começar com a escolha do terreno.

Aly NDyaie (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – O primeiro passo do projeto é a escolha do local. Sendo cada propriedade com um desenho diferente, três pontos devem ser observados. O primeiro, é que o lugar deve receber luz solar a maior parte do dia. O segundo ponto, é que o local deve ser totalmente plano. E o terceiro, ele deve ser escolhido de tal forma que o produtor possa futuramente aumentar sua produção.

Locutor – Na escolha do terreno, outros pontos importantes também devem ser observados: deve ser protegido de ventos fortes para evitar prejuízos na plantação, deve ter uma fonte de água por perto.

Aly NDiaye (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – Como vocês podem ver aqui o chão já está todo mobilizado, retirando essa matéria seca que a gente está estocando de lado pra aproveitar depois na compostagem, aquela idéia de não jogar nada fora. E estamos arrumando as mudas que estavam plantadas para remanejá-las e colocá-las dentro do quintal agroecológico.

Locutor – Veja agora como é feita a seleção de culturas. Durante o curso de capacitação, agricultores e técnicos definem o que será plantado na horta, uma escolha que exige experiência e bom senso.

Aly NDyaie (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – Olha, a definição das culturas, na realidade, o projeto nunca fala “você tem que dizer para o produtor o que ele vai produzir”. Ele, em relação às suas realidades locais, seu mercado, seu consumo que vai dizer “eu quero plantar isso, isso e isso”. Qual é o nosso auxilio? “Não, seu Dionísio, essa aqui não dá certo aqui. A realidade climática dessa região não dão. Mas geralmente eles escolhem o que dá, eles já moram ali, já vivem ali. O que não pode é forçar a barra e falar “tem que produzir isso”.

Locutor – Na hora de escolher o que será plantado, o agricultor deve optar por espécies que ofereçam melhores condições para a produção e comercialização. Vale lembrar: selecione produtos que se adaptem ao solo e ao clima da região, escolha produtos que a sua família e a comunidade gostem de consumir. Orientações sobre demarcação do galinheiro e dos canteiros. O galinheiro fica no centro do terreno e servirá de referência para a medição de cada circulo dos canteiros. Uma linha fixada no ponto central do galinheiro ajudará a demarcar os círculos. E não esqueça: a colocação dos esteios ou estacas, mourões tem o momento certo.

Aly NDyaie (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – É fundamental antes de você botar os esteios do meio do galinheiro, você terminar de marcar os canteiros. Porque se você colocar os esteios sendo que o galinheiro é o ponto de referência, você não tem mais como rodar com essa cordinha porque os pés do galinheiro vão te impedir de rodar. Você vai perder o circulo.

Locutor – Agora vamos conferir as medidas: o galinheiro fica no centro do terreno e tem um raio de 2,5 metros. Entre o galinheiro e o primeiro canteiro, deixe um espaço de um metro para circulação. A partir daí são formados três canteiros de 1,2 metros com espaço entre eles de 0,5 metros.

Aly NDyaie (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – Escolhe o terreno e monta de tal forma que o produtor possa continuar a fazer os seus canteiros quando ele sente que tem condições de aumentar a sua produção para venda. A gente está falando que monta três canteiros inicialmente para que o produtor entenda seu manejo, comece a produzir seu alimento e comece a crescer quando ele sente necessidade, quando o mercado, quando a família aumenta.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...