sábado, 17 de dezembro de 2022

maracujá verde caindo


Digite sua busca
Publicado por  Toda Fruta em  8 de fevereiro de 2017


(Pergunta publicada em 06/04/2015 no Globo Rural On-line. Jornalista JOÃO MATHIAS)
Meu pai, dono de uma pequena plantação de maracujá, gostaria de saber como evitar que, em um determinado momento do crescimento, os frutos comecem a cair antes de amadurecer. Edvânio Rodrigues Leal, Bocaiúva, MG.

RESPOSTA: Como o maracujazeiro é uma planta bastante vigorosa, apresentando várias fases de desenvolvimento ao mesmo tempo, precisa ser bem nutrida. Plantas adultas têm ramos, botões, flores e frutos novos e maduros, simultaneamente. Por isso, é necessário realizar a adubação da frutífera mensalmente e com base na análise de solo, o que permite identificar os nutrientes que faltam para o crescimento da árvore. A umidade do solo também é essencial para que haja absorção dos adubos. Em caso de seca, as plantas podem eliminar frutos para economizar água. Sem possibilidade de segurar toda a carga, o maracujazeiro tem aborto espontâneo de frutos. Outra causa comum de queda de frutos verdes de maracujá é o ataque de pragas. Picadas de percevejos interrompem o desenvolvimento e provocam a queda dos frutos murchos por fora, mas que estão formados por dentro, com polpa e sementes brancas. Se a parte interna estiver podre, com as sementes roídas e a polpa enegrecida, então trata-se do ataque de mosca-das-frutas, que também derruba os maracujás antes de completarem seu desenvolvimento. Em ambos os casos, recomenda-se o uso de inseticidas específicos. Em estágios iniciais, contudo, a mosca-das-frutas pode ser combatida com iscas envenenadas colocadas em armadilhas, ou em frascos caça-moscas, sem necessidade de pulverizar as plantas.

CONSULTORA: LAURA MARIA MOLINA MELLETI, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Campinas, SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Compartilhar3
Toda Fruta
Artigos Relacionados
29 de novembro de 2022
MARACUJÁ
Fruta amazônica, maracujá-suspiro vira cosmético
Leia mais
15 de setembro de 2022
Plataforma e-Campo oferece minicurso gratuito sobre maracujá
Leia mais
16 de agosto de 2022
VINHO
É hoje produzido
em mais da metade
dos estados brasileiros
Leia mais
Os comentários estão encerrados.

© 2022 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group
FRUTAS
ORGÂNICOS
SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
CONTATO
ASSOCIADOS
CLASSIFICADOS

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...