Semeando no canteiro do sítio, adubado com composto da Ecocitrus, acabei colhendo uma enorme abobrinha italiana. Deliciosamente preparada para nossa refeição de ano novo!!
Bastante presente na mesa dos brasileiros.
De porte pequeno, a abobrinha italiana (Cucurbita pepo) tem crescimento rápido e precoce – pode ser colhida após 40 dias do plantio.
Bastante consumida pelos brasileiros, possui formato alongado e cor listrada (verde escuro e claro).
FONTE DE ÁGUA – Sua origem é um tanto quanto incerta: atribui-se que tenha surgido nas regiões tropicais, do sul do Estados Unidos ao Peru. Antes dos colonizadores chegarem ao continente americano, povos nativos já haviam experimentado o manejo em terras locais.
Com textura leve e sabor característico, a hortaliça é de fácil digestão, ajuda a aliviar enjoos de gravidez e a regular a atividade intestinal. Praticamente 94% de sua composição é pura água.
O período de safra da abobrinha italiana vai de agosto a novembro. Em 2014, deram entrada no ETSP cerca de 30 mil toneladas do legume, provenientes dos municípios paulistas de Piedade, Ribeirão Branco, Cesário Lange e Ibiúna, além da cidade mineira de Santa Rita de Caldas.
BENEFÍCIOS – Ela pode ser preparada de diversas formas: refogada, assada, frita, empanada ou utilizada em saladas e sopas. Por sinal, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) sugere uma receita diferente: que tal provar um delicioso hambúrguer de abobrinha italiana?
Confira, a seguir, as vantagens proporcionadas por esse excelente alimento:
- Rica em vitaminas do complexo A e B, cálcio, fósforo, sódio e magnésio – propriedades que fortalecem os ossos.
- Com alto teor de fibras, regula o funcionamento do intestino e age contra as células cancerígenas.
- Tem também vitamina C que, junto com a A, atua como antioxidante e anti-inflamatório, além de criar uma espécie de barreira nas corrente sanguínea que dificulta o acúmulo do mau colesterol.
- Pela alta quantidade de magnésio, é bom para o coração, já que reduz o risco de derrame e ataque cardíaco.
- É uma importante aliada das dietas – uma porção de 100g do legume cru fornece apenas 20 kcal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário