quinta-feira, 3 de março de 2011

Colhendo os frutos!

Ontem fiz uma visita técnica no sítio Pasargada, onde graças a indicação de um amigo, dou consultoria na área agronômica há 5 anos. O local é ingrime, localizado na face sul de um morro, o que ocasiona baixa insolação no inverno. O solo é muito pedregoso e com acidez. Corrigimos o solo com calcareo e todos os anos aplicamos adubo orgânico e adubação verde principalmente com o amendoin forrageiro.
O pomar tem pereiras de mais de 30 anos, bergamoteiras com 5 anos, caquizeiros com 20 anos, jabuticabeiras, pessegueiros, amexeiras, araucária, mangueiras, araçazeiros, limoeiros e mais recentemente bananeiras. Aliás segundo as estimativas do caseiro, temos mais de 11 cachos de banana para colher nos próximos dois meses.A sombra no local é abundante, por isso temos que periodicamente podarmos alguns galhos para privilegiar as fruteiras com sol.
É gratificante percebermos a evolução de nossos trabalhos e orientações. O sítio é de lazer, mas o proprietário quer frutas, pois sabe o valor de um fruto colhido e apreciado na hora.
abraço
alexandre



eng. Agrônomo

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...