segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Como Fazer Compostagem com Folhas Secas !!!!

 

  • Fonte : sitio da mata
  • Como Fazer Compostagem com Folhas Secas

    No outono, as folhas que caem das árvores são consideradas lixo para os moradores de locais arborizados. É comum, nessa época do ano, ver pessoas varrendo as calçadas e jogando fora as folhas secas.

    Apesar de muita gente não saber, essa parte da vegetação pode ser usada para nutrir terras de vasos, jardins e hortas. Saiba como fazer compostagem com folhas secas.

    A sabedoria da natureza

    A queda das folhas é um processo natural e acontece para que árvores e plantas se protejam e se mantenham nutridas durante o inverno. Em lugares de mata preservada, o solo onde são reunidas quantidades significativas de folhas secas é escuro.

    Isso é sinal de que a terra está devidamente adubada e fertilizada por conta das folhas que caíram. Outro aspecto importante desse fenômeno é a retenção da umidade no solo, que, aos poucos, se alimenta dos nutrientes que chegam até ele.

    Como as folhas secas adubam o solo

    A compostagem com folhas secas ocorre a partir de um processo diferenciado da compostagem tradicional. A principal diferença está no fato de como a matéria orgânica se decompõe.

    No caso do método tradicional, o calor gerado torna o ambiente propício para que as bactérias transforme o material orgânico em matéria orgânica. A compostagem com folhas secas se dá pelo processo denominado frio, em que os fungos as transformam em matéria orgânica.

    O tempo de transição é outro ponto que marca diferença entre ambas. Enquanto a compostagem tradicional ocorre, em média, 3 meses, o composto de folhas pode atingir a maturidade em até 3 anos.

    Benefícios da compostagem com folhas secas

    O principal benefício é que ela promove condições que fornecem nutrientes ao solo e às plantas. Isso implica na melhoria da estrutura da terra. Por esse motivo, é considerada um condicionador de solo.

    Além disso, ajuda a ajuda a suavizar solos pesados, como os argilosos; possibilita a retenção de água, favorecendo assim a irrigação, estimula a atividade biológica, criando um ambiente de micro-organismos que ajudam a prevenir pragas.

    Como fazer a compostagem de maneira adequada

    Não existe segredo para iniciar a compostagem com folhas secas, basta deixar que elas se amontoam sobre o solo. A natureza se encarrega de fazer todo o processo. Como já dissemos, o tempo do processo é longo.

    Quanto maior a quantidade de celulose de uma folha, mais demorado será o seu tempo de compostagem. No entanto, existem métodos que podem diminuir esse tempo. Confira:

    Serrapilheira- seu uso atua como inoculante de fungos.

    ·         Trituração – com a ajuda de um triturador, desmembre as folhas e adicione a serrapilheira;

    ·         Armazenagem – dentro de um saco plástico, alterne camadas de folhas trituradas e serrapilheira.

    ·         Umedecimento – cheque a umidade das folhas no saco mensalmente. Se necessário, umedeça quantas vezes forem necessárias. Tome cuidado para que o excesso de água não apodreça a matéria orgânica.
    Esta técnica pode diminuir o tempo de decomposição das folhas para, no mínimo, 4 meses.

    Com essas dicas de baixo custo e versáteis, seu jardim, vaso ou horta ficarão mais cheios de vida. Não deixe de adquirir mudas no Sítio da Mata. Todas as espécies de plantas que fornecemos é cultivada em condições ideais de luminosidade e temperatura. Entre em contato e conheça mais sobre nossos produtos.


    Nenhum comentário:

    Postagem em destaque

    JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

    JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...