sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fome mata quase 30 mil crianças na Somália - soluções???

"«Estimamos que mais de 29 mil crianças com menos de cinco anos morreram nos últimos 90 dias no sul da Somália», explicou Nancy Lindborg, responsável da Agência Americana de Ajuda ao Desenvolvimento (USAID, na sigla americana), durante uma audição no Congresso americano.
De acordo com as Nações Unidas, a fome propagou-se a três novas zonas na Somália, incluindo a capital, Mogadíscio. "

Fico muito triste com estas notícias, como ser humano, cristão e como agrônomo. Existe alimento, falta é força política para atacar as causas da fome, da desnutrição. No Brasil melhorou muito a situação dos mais pobres, principalmente com a atuação da pastoral da criança nos últimos anos.
Precisamos buscar soluções simples para a fome.
Abaixo reproduzo mais um texto sobre a utilização da azola ( pequenina planta aquática ) na India, na alimentação de animais ( gado, galinhas, porcos ), produzindo mais leite e carne.
Deus nos impulsione a agir.
Bom final de semana!
alexandre panerai
Eng. Agrônomo

Utilizando Azolla como ração animal




Depois de ler o artigo na Azolla na edição de Março de 2002 a Índia LEISA, o colunista LEISA Índia e agricultor orgânico Sr. Narayan Reddy decidiu testar a produção de Azolla em sua fazenda. Como seus netos estavam visitando, eles foram criados para cavar a primeira cama de 2 x 3 x 0,15-0,2 m. Para simplificar a construção, o Sr. Ribeiro fez algumas adaptações: Forrou a cama com uma folha de plástico simples, fixo a folha com o solo escavado para fora junto com alguns de concreto ao longo das bordas, tomando cuidado para que o plástico acima da água foi bem coberto - caso contrário o sol vai se deteriorar rapidamente o plástico. Depois de fixar o plástico, cerca de 2-3 cm de solo livre de pedra foi cuidadosamente colocada de volta no fundo da cama que estava cheia de água. A profundidade da água é importante, escassez de água vai permitir que as raízes Azolla a crescer na lama, dificultando a colheita. Muita água vai reduzir a produção como as raízes não chegam perto o suficiente para os nutrientes na parte inferior. Após o preenchimento da cama, o Sr. Ribeiro saiu para o mais próximo da universidade para pedir algumas plantas Azolla e colocá-los na água. Ele acrescentou 0,5-1 kg de bolo de neem para prevenir problemas de pragas e possíveis a cada três semanas, ele acrescenta suspensão de esterco de vaca e água (10 kg de esterco de vaca fresco).

Um anos e meio depois o Sr. Ribeiro está entusiasmado com Azolla. Ele alimenta-lo para suas vacas e galinhas e depois se acostumando com a Azolla (no início ele misturou a Azolla com concentrado) Os animais adoram. Ele teve que cerca a cama para mantê-los fora. Ele também usa a Azolla para saladas, após a lavagem em água doce e remoção da raiz.

Ele esvazia e limpa a cama uma vez a cada semestre e começa tudo de novo com algumas plantas, bolo de neem e esterco de vaca. Quando as temperaturas sobem no verão, a cama está coberta com um telhado de palma solta deixa de dar alguma sombra e reduzir a luz e temperatura. No entanto, o uso de uma folha de plástico simples para revestimento faz a cama muito vulnerável - ele pode ser facilmente danificadas durante a colheita ou limpeza e Mr. Reddy, portanto, garante que ele realiza estas tarefas a si mesmo.

Com este sistema simples, os custos são apenas para a folha de plástico e de 2 kg de bolo de neem por ano - além de seu próprio trabalho.

Azolla deve ser colhida com uma bandeja de plástico com buracos de 1 malhagem cm2 para drenar a água. Azolla devem ser lavados para se livrar do cheiro de esterco de vaca. Lavar também ajuda a separar as mudas pequenas que drenam para fora da bandeja. As plântulas junto com a água no balde pode ser despejada de volta ao leito original. Ao introduzir Azolla como alimento, a Azolla fresco deve ser misturado com ração comercial na relação de 1:1 para alimentar o gado. Depois de uma quinzena de se alimentar de Azolla misturado com concentrado, o gado pode ser alimentado com Azolla, sem se concentrar acrescentou. Para aves, Azolla pode ser transmitido para as camadas, bem como frangos de corte.

Embora não haja incidência em grande escala de pragas e doenças no sistema de produção baseado silpauline, problemas de pragas e doenças têm sido notado durante o cultivo intensivo. Em caso de ataque de pragas grave a melhor opção é esvaziar todo o leito e lay out de uma cama fresca em um local diferente. Com este método o custo de produção de Azolla é inferior a Rs 0,65 por quilo, o que equivale a EUA $ 0,015.

Conclusão

Azolla pode ser usado como uma alimentação ideal para o gado, peixes, suínos e aves, e também é de valor como um bio-fertilizante para zonas húmidas de arroz. É popular e amplamente cultivada em outros países como China, Vietnã e Filipinas, mas ainda tem de ser tomadas na Índia, em grande forma. Os produtores de leite no sul de Kerala e Kanyakumari começaram a ocupar a tecnologia de produção de baixo custo e esperamos que a tecnologia Azolla será retomado mais amplamente por produtores de leite, em particular aqueles que têm muito pouca terra para a produção de forragem.

Texto: P. Kamalasanana Pillai, S. e S. Premalatha Rajamony Projeto de Desenvolvimento de Recursos Naturais, Vivekananda Kendra, Kanyakumari 629 702, Índia.. E-mail: vknardep@md5.vsnl.net.in

Este artigo é um resumo do artigo "AZOLLA - Um substituto alimentar sustentável para a pecuária", por P. Kamalasanana Pillai, S. Premalatha, S. Rajamony. O artigo completo foi publicado em LEISA Índia, o número 4 Fascículo 1, março de 2002.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...