quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Azolla: uma alimentação sustentável para a pecuária

De: Revista LEISA • • 21,3 setembro 2005

Azolla: uma alimentação sustentável para a pecuária

por P. Pillai Kamalasanana, S. Premalatha e S. Rajamony


A demanda por carne e leite na Índia está criando um novo potencial na rentabilidade da Pecuária como uma ocupação. No entanto, ao mesmo tempo, há um declínio significativo na disponibilidade de forragem. A área sob floresta e Cerrado está diminuindo assim como a quantidade de resíduos vegetais diversos disponíveis para a alimentação, principalmente devido à introdução de variedades de alto rendimento anão. A escassez de forragem é, portanto, compensados com ração comercial, resultando em aumento dos custos na produção de carne e leite. Além disso, como ração comercial é misturada com uréia e outros impulsionadores do leite artificial, que tem um efeito negativo sobre a qualidade do leite e da saúde dos animais.



A busca de alternativas para Concentrados nos levou a uma planta maravilhosa, Azolla, o que mantém a promessa de fornecer uma alimentação sustentável para a pecuária. Azolla é uma planta  flutuante e pertence à família de Azollaceae. Azolla hospeda um algas simbióticas azul-verde, azollae Anabaena, o que é responsável para a fixação e assimilação de nitrogênio atmosférico. Azolla, por sua vez, fornece a fonte de carbono e ambiente favorável para o crescimento e desenvolvimento das algas. É esta relação simbiótica único que faz Azolla, uma planta maravilhosa, com elevado teor de proteínas.



Nutrientes e seu impacto no crescimento

Azolla é muito rica em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas (vitamina A, vitamina B12 e beta-caroteno), intermediários promotor de crescimento e sais minerais como cálcio, potássio, fósforo, cobre, ferro, magnésio, etc Com base no peso seco, contém 25-35 por cento de proteína, 10-15 e 70-10 por cento de minerais por cento dos aminoácidos, substâncias bio-ativas e de bio-polímeros. O teor de carboidratos e gordura de Azolla é muito baixa. Sua composição de nutrientes torna um alimento altamente eficiente e eficaz para os animais . Pecuária facilmente digeri-lo, devido à sua alta proteína e baixo teor de lignina, e rapidamente eles se acostumam a ela. Além disso, é fácil e econômico para crescer.



O Projeto de Desenvolvimento de Recursos Naturais (NARDEP), Vivekananda Kendra, realizou ensaios em Tamil Nadu e Kerala utilizando Azolla como um substituto alimentar. Os testes em animais leiteiros apresentaram um aumento global é da produção de leite de cerca de 15 por cento Pls 1,5-2 kg de Azolla por dia foi combinada com a alimentação regular. O aumento está na quantidade do leite produzido foi maior que esperado pode ser baseado no conteúdo de nutrientes de Azolla sozinho. Portanto, presume-se que não é só os nutrientes, mas também outros componentes, como carotenóides, bio-polímeros, etc probióticos, que contribuem para o aumento global é a produção de leite. Azolla alimentação de aves aumenta o peso de frangos de corte e aumenta a produção de ovos de galinhas poedeiras. latas Azolla Também serem fornecidos para ovinos, caprinos, suínos e coelhos. Na China, o cultivo da Azolla juntamente com arroz e peixe é dito ter aumentado a produção de arroz em 20 por cento ea produção de peixes em 30 por cento.



fonte: http://kolamazolla.blogspot.com/

Um comentário:

manuel braz disse...

Estou iniciando o uso de azolla nos meus projetos de tratamento de efluentes. Muito eficiente para auxiliar na retenção de sólidos e sequestro de nutrientes.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...