segunda-feira, 13 de maio de 2019

Fertilizante natural é fonte de nutrientes e reduz custos no cultivo da horta

Como transformar resíduos de alimentos em adubo para horta?

composteira - foto alexandre panerai

Fertilizante natural é fonte de nutrientes e reduz custos no cultivo de hortaliças


Qual destino você dá para os restos de alimentos na sua casa? Sabia que eles podem virar adubo para as plantas? Cascas que seriam descartadas no lixo, como de frutas, leguminosas, vegetais, borra de café, além de substratos provenientes de poda e limpeza do jardim, funcionam como fertilizantes naturais e dão vida às hortas. 
Os resíduos, quando submetidos à técnica de compostagem realizada por micro-organismos, geram nitrogênio, fósforo e potássio — os três principais nutrientes necessários para o cultivo. A técnica ainda dá origem a dois produtos estimulantes: húmus e chorume. O primeiro, de acordo com o engenheiro agrônomo e assistente técnico estadual de manejo de recursos naturais da Emater, Ari Uriartt, melhora a estrutura do solo. Já o chorume, parte líquida resultante da decomposição, ao ser diluído em água, serve como biofertilizante. 
Benefícios dos nutrientes para as plantas
  • Potássio: Favorece a formação de raízes e amadurecimento dos frutos.
  • Nitrogênio: Atua no crescimento, floração e frutificação.
  • Fósforo: intervém na formação de compostos orgânicos, produção de energia, na respiração, divisão celular e em outros processos metabólicos.
 Fonte: Professora Magnólia da Silva, da Faculdade de Agronomia da UFRGS
— Se simplesmente dispensarmos os resíduos, sem a utilização do método de compostagem, estaremos favorecendo a proliferação de vetores, como moscas, baratas e ratos — afirma Uriartt. 
O único insumo que pode ser utilizado sem passar pelo processo, de acordo com a professora do Departamento de Horticultura e Silvicultura, da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Magnólia da Silva, é a casca de ovo. Porém, o alimento, que fornece cálcio às plantas, precisa estar “bem moído e em pouca quantidade”. 
A professora também alerta para os riscos de uso de produtos como laranja, limão e bergamota, que baixam o pH (acidez) do solo, e folhas de eucalipto, que podem matar microrganismos importantes na fermentação da compostagem
Evite utilizar na compostagem 
  • Laranja
  • Limão 
  • Bergamota
  • Folha de eucalipto
  • Alimentos cozidos com sal e/ou gordura
  • Laticínios 
  • Esterco de cães e gatos
  • Papel
Fonte: Professora Magnólia da Silva, da Faculdade de Agronomia da UFRGS
Karen Viscardi / Agencia RBS
Chorume, resultado da compostagem, serve como biofertilizante para a salsa

Quais as vantagens?

Utilizar restos de alimentos na terra traz benefícios, como a redução de custos com químicos, pois o adubo é “gratuito”. A aplicação do fertilizante natural, segundo a professora da UFRGS, Magnólia da Silva, também melhora a qualidade do solo e evita excesso de nutrientes solúveis causadores de doenças. 
A iniciativa possibilita ainda o reaproveitamento do lixo, minimizando o impacto dos resíduos no ambiente. 
— Melhora a qualidade do solo pelo acréscimo de matéria orgânica e pela retenção de água para as plantas — detalha a professora. 
De acordo com o engenheiro agrônomo Ari Uriartt, este adubo também é fonte de micronutrientes essenciais para o desenvolvimento do cultivo. Ou seja, são medidas fáceis de colocar em prática que beneficiam as plantas, a população e o planeta.
Colaborou Leticia Szczesny 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...