sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Moradores de Salvador ganham delivery gratuito de mudas nativas da Mata Atlântica

Fonte: site conexão planeta

delivery de mudas em Salvador
Quer plantar uma árvore em sua casa, mas não sabe que espécie escolher ou onde comprar? O problema já está resolvido! Pelo menos, para os moradores de Salvador. A Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação lançou um serviço de entrega e distribuição gratuito de mudas nativas da região.
Chamado de Delivery da Mata Atlântica, o serviço entregará 1 mil mudas neste primeiro mês: são pés de aroeiras, sibipirunas e ingás. Até duas árvores serão doadas por residência.
Os interessados em ganhar as mudas devem ligar para os telefones (71) 3611 3802 ou 156, número da ouvidoria da prefeitura, e escolher entre a entrega em casa ou a retirada nos lugares pré-determinados. Outra maneira é enviar uma mensagem de WhatsApp para (71) 98549-8453. Para participar do projeto é preciso informar nome, e-mail, telefone e endereço completo.
Para aqueles que optaram por buscar as árvores, os locais de retirada são o Parque da Cidade, no Itaigara, o Jardim Botânico de Salvador, na avenida São Rafael, e o Horto Sagrada Família, no bairro do Bonfim. Já as entregas em casa, serão feitas sempre às quarta-feiras.
Nos últimos quatro anos, a prefeitura de Salvador plantou mais de 50 mil árvores na cidade, sendo 95% espécies da Mata Atlântica, entre elas, pau-brasil, ipê e oiti. A escolha de nativas é importantíssima para assegurar a preservação da biodiversidade e assim, criar habitat adequado para animais, como abelhas e outros polinizadores, por exemplo.
Além disso, cidades arborizadas oferecem ar puro e melhor qualidade de vida a seus moradores. Em 2015, um estudo da Agência Espacial Americana (Nasa), que divulgamos aqui, revelou que a temperatura das grandes metrópoles está diretamente ligada à extensão de sua cobertura vegetal.
O que cientistas perceberam é que durante o verão, centros urbanos cobertos por solos impermeáveis – como asfalto, estradas, edifícios – apresentam temperatura 1,9ºC superior ao de áreas rurais próximas, onde a existência de árvores e folhagens é maior.
Para uma cidade quente como a capital baiana, está aí a solução ideal para não gastar dinheiro com o ar condicionado: plantar árvores!
Foto: Prefeitura de Olinda/creative commons/flickr
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para várias publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, acaba de mudar para os Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...