segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cuidados na adubação de solos arenosos

Os solos arenosos como os Neossolos Quartzarênicos (antigas Areias Quartzosas) são caracterizados por terem grande quantidade de poros grandes (macroporos) que permitem a rápida infiltração e drenagem interna da água no perfil do solo (Figura 1). Essa condição impõe alguns cuidados que devem ser tomados no momento da adubação para evitar a perda de dinheiro e tempo nesta atividade agrícola.
Por apresentarem baixa retenção de cátions (baixa capacidade de troca catiônica) esses solos devem receber adubação parcelada, ou seja, ao invés de receber toda a quantidade de fertilizantes aplicados de uma só vez, eles devem receber várias doses ao longo do ciclo produtivo da cultura. Essa medida faz com que boa parte do adubo não seja lixiviado. Com isso, o produtor evita desperdícios de tempo e dinheiro.
Uma outra medida que pode melhorar a capacidade de retenção de nutrientes consiste na adição de material orgânico ao solo (restos de cultura, folhas, galhos,, restos vegetais de uma maneira geral). Essa matéria orgânica, além de protegê-lo por meio do recobrimento, ao se decompor, ajudará a aumentar a capacidade de retenção de nutrientes no solo, favorecendo, por essa razão, a menor perda de nutrientes. Nesse sentido, a adubação verde bem como o plantio direto são ações de manejo que adicionam material orgânico ao solo contribuindo para a sua conservação bem como o incremento da sua fertilidade.
Entender o solo e suas características físico-químicas é essencial para que se possa manejar esse recurso de maneira racional buscando o mínimo de impactos possíveis. Por exemplo, ao aumentar a capacidade de retenção de adubos de um solo, estamos proporcionando menor chance de perda desse adubo por meio da lixiviação. Desse modo, a água subterrânea deixa de receber substâncias que não fazem parte de sua composição natural, evitando ou reduzindo, por esse motivo, sua contaminação por substâncias aplicadas à superfície do solo como os adubos.
Preparado a partir de:
BRADY, N.C.; WEILL, R.Y. The nature and properties of soils. 13a Edição. New Jersey: Prentice Hall, 2002. 958p.


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/cuidados-na-adubacao-de-solos-arenosos/24948/#ixzz2DWJFLpZ5