quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SEMINÁRIO DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS/ ORGÂNICAS

Convidamos para o Seminário de Divulgação do Diagnóstico das Feiras de Alimentos Agroecológicos / Orgânicos que ocorrerá no dia 16/10, das 08:30h às 12:30h na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Solicitamos que nos ajudem a dar a mais ampla divulgação possível.


A programação segue abaixo e no anexo:


A Comissão da Produção Orgânica do RS – CPOrg/RS - MAPA, Centro Ecológico da Serra – CE Serra, Secretaria Estadual da Saúde (SES), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio grande do Sul (EMATER-RS/ASCAR) , Cooperativa Central do Assentamentos no RS – COCEARGS, Associação Agroecológica, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA Núcleos do RS, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul(NEJ), Comissão de Segurança Urbana, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (CEDECONDH), convidam para o Seminário, a realizar-se das 8:30h às 12:30h do dia 16 de outubro de 2014.

OBJETIVO GERAL: Divulgar, para os meios de comunicação e organizações governamentais e da sociedade civil com atuação nas áreas de agoecologia e segurança alimentar, o diagnóstico das Feiras de Alimentos Agroecológicos / Orgânicos.

PROGRAMAÇÃO:

Das 8:30h às 9:00h: Credenciamento e Café de boas vindas.

*Das 9:00h às 9:20h : Abertura com Ari Uriartt da Emater/RS – ASCAR, Vereador Alberto Kopttike ( Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara de Vereadores /CEDECONDH), José Cleber Dias de Souza ( Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento /MAPA), Agda Ikuta (Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS), Ernesto Martinez (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor Núcleo Pelotas), Leandro Venturin (Centro Ecológico da Serra), Edson Cadore (Cooperativa Central do Assentamentos no RS) e Simone Azambuja (BANRISUL).

*Das 9:20h às 10:10h: Histórico do surgimento das Feiras Agroecológicas / Orgânicas no Rio Grande do Sul - Laércio Meirelles – Centro Ecológico do Litoral Norte e Gilmar Bellé (Representação dos agricultores e feirantes ) .

*Das 10:10h às 11:00h: Apresentação do Diagnóstico das Feiras Agroecológicas no Rio Grande do Sul: Situação atual, perspectivas e desafios.
Ari Uriartt - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul ( EMATER-RS/ASCAR).

* Das 11:00h às 11:50h: Mesa de debates Feiras Agoecológicas : contextualizando os temas apresentados.
Coordenação: Jornalista Juarez Tozzi (Núcleo de Ecojornalistas do RS).

Debatedores: Laércio Meirelles , Ari Uriartt, ,Drª Virginia Dapper( Médica de referência do Centro do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Bernardo Ioschpe (consumidor de produtos orgânicos), José Cleber Dias de Souza (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento /MAPA), Agda Ikuta (Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS), Gilmar Bellé e Ivonildo da Silveira (Representação de agricultores e feirantes) .

* Das 11:50h ás 12:30h : Coletiva de Imprensa (Mídia Oficial e Alternativa - coletivos de comunicação , espaço aberto para questionamentos de profissionais da imprensa e participantes sobre temas abordados).

* Inscrições podem ser realizadas até 13/10/2014 (havendo disponibilidade de vagas e espaços o participante credencia-se na abertura) através dos e-mails jose.cleber@agricultura.gov.brrelusan9@yahoo.com.br e dos fones: (51) 30862930 (José Cleber ) e (51) 8925-4725 (Reinaldo Santos).

* SERVIÇO :

O QUE: SEMINÁRIO DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS/ ORGÂNICAS

QUANDO: 16 de outubro de 2014 , das 9:00h às 12:30h.
ONDE: Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva,255, Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

PÚBLICO ALVO: Profissionais de Imprensa, Organizações Governamentais e Sociais com atuação nas áreas de agroecologia e segurança alimentar, integrantes da Comissão da Produção Orgânica do RS (CPOrg/RS), professores universitários e acadêmicos de Ciências Agrárias e da Saúde, integrantes de conselhos sociais ou de direitos e Movimentos Sociais.

PROMOÇÃO: Comissão da Produção Orgânica do RS – CPOrg/RS- MAPA, Emater/RS – ASCAR, CAPA, Centro Ecológico da Serra, COCEARGS, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (EMATER-RS/ASCAR).

APOIADORES: Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL) , Entidades integrantes da Comissão da Produção Orgânica do RS (CPOrg/RS),Comissão de Defesa do Consumidor Direitos Humanos e Segurança Pública (CEDECONDH) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

abraços e bom final de semana

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...