sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Biofertilizante líquido HORTBIO - EMBRAPA HORTALIÇAS

Publicado em: 10/01/2013
O biofertilizante é o material líquido resultante da biodigestão de compostos orgânicos de origem vegetal e animal. Sua ampla ação biológica é dada principalmente pela grande diversidade de microorganismos presentes, os quais são responsáveis pela produção de hormônios vegetais e antibióticos. Assim, além de fornecer nutrientes, os biofertilizantes funcionam como promotores de crescimento e também como elicitores na indução de resistência na planta. Portanto, podem auxiliar na proteção das plantas contra o ataque de pragas e doenças.

A Embrapa Hortaliças desenvolveu o Hortbio®, um biofertilizante que pode ser usado no gotejamento ou em pulverização na produção de mudas e no cultivo de hortaliças. Para fazê-lo você precisará de um recipiente de material não metálico, que pode ser uma caixa d’agua ou bombona plástica de capacidade de 100L. O biofertilizante deverá ser feito em local protegido de chuvas, coberto ou sombreado.

Composição e modo de preparo



*Em lugar da serrapilheira pode-se usar 1 L de EM (microorganismos eficazes) ou inoculante líquido. Pode-se também capturar os organismos da mata por meio de uma massa de arroz ou batata cozidas.

Modo de Preparo: Em um tambor ou bombona plástica adicione 50 L de água. Adicione os ingredientes acima, um por um, mexendo sempre com o auxilio de uma pá ou pedaço de bambu. Complete com água até 100 litros e mexa por 5 minutos.

Tempo de preparo: a mistura deve ser agitada 3 vezes ao dia durante 3 minutos com auxilio de uma haste de madeira, por dez dias. A aeração pode também ser realizada por meio de um compressor de ar ou bomba de aquário. Após esse período, o produto está pronto e já pode ser utilizado.

Todo o biofertilizante deve ser coado, guardado em bombona plástica e armazenado em local sombreado e fresco. A parte sólida (borra) pode ser usada como adubação, em canteiros ou covas.

Rendimento: Esta receita rende aproximadamente 90 litros de Hortbio®.

Validade: até 30 dias.

Composição e modo de preparo

Teores totais de macro e micronutrientes do biofertilizante Hortbio®.



Recomendações de uso

O Hortbio® pode ser aplicado em pulverizações foliares ou juntamente com a água de irrigação, via gotejamento. Em pulverização, diluir a concentração de 2% (2 L em 100L de água) para uso na produção de mudas e 5% para aplicar durante o cultivo de hortaliças. é muito útil para revigorar mudas logo após o transplante, podendo ser aplicado inclusive com um regador de plantas (na concentração de 2%) em pequenas áreas. Para aplicar com a água de irrigação, fertirrigação, as quantidades devem ser calculadas de acordo com a exigência da cultura tomando-se como base o teor de nitrogênio.
Referências da tecnologia

LÃœDKE I; SOUZA RB; RESENDE FV; DELVICO FMS; MEIRELES SM; BRAGA DO. Produção orgânica de alface americana fertirrigada com biofertilizantes em cultivo protegido. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 27, n. 2, ago. 2009. CD-ROM. Suplemento. Trabalho apresentado no 49. Congresso Brasileiro de Olericultura, águas de Lindóia, SP.

http://www.cnph.embrapa.br/organica/100113_tec_mes_hortibio.html

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal essa receita! Tenho outra receita que é o BIO SUPER STANG, que foi desenvolvido aqui no ES, pelo Agrônomo Paulo Radaik é tem funcionado bem!

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...