sábado, 19 de janeiro de 2013

Aprenda a cuidar de arbustos e flores




A prática de plantar e cultivar é muito simples, além de prazerosa. | Foto: vpickering/Flickr
Uma ótima saída para pessoas que querem ter em casa um jardim com flores, mas não têm muito espaço e tempo, é fazer um canteiro de flores e arbustos. Ao contrário do que se imagina, os canteiros de flores e, em especial, os canteiros de arbustos são muito fáceis de manter. Tomados alguns cuidados, como a escolha certa das plantas para determinada localização, a prática de plantar e cultivar é muito simples, além de prazerosa.
Aqui seguem algumas dicas dadas pela Gardena, empresa alemã especializada em jardinagem e paisagismo.
O que fazer para que as flores floresçam ainda melhor no verão?
O mais importante para que as flores tenham uma vida mais longa é o fornecimento de água adequado para elas.
Sempre remova as plantas mortas do canteiro. Plante os espaços abertos com ervas aromáticas altas, relva e arbustos, por exemplo, para transitar de uma atmosfera de fim de verão para um ambiente outonal. É preciso remover regularmente os rebentos secos, especialmente quando se trata de rosas de canteiro e arbustos de rosas. Os rebentos secos devem ser cortados juntamente com as duas folhas que se encontram abaixo deles.
Como tornar a rega mais fácil?
Os arbustos crescem em ambientes naturais úmidos ou muito secos. No jardim, isto significa que se forem escolhidos os arbustos certos para o canteiro, eles poderão crescer quase sem rega, exceto durante situações climáticas excepcionais, momento em que as plantas precisarão de alguma atenção.
Para reduzir o esforço de rega, cubra os canteiros de plantas com compostos de casca ou cascalho. “Além disso, um sistema de irrigação automático poderá ser a forma adequada de reduzir o esforço envolvido”, explica Graziela Lourensoni, gerente de Marketing e Produtos da Gardena.
O melhor período para regar é no início da manhã, ou no início da noite. Mas não regue muito tarde da noite, pois é indicado que as plantas não iniciem a noite completamente molhadas, o que poderá promover o aparecimento de fungos. Uma regra geral na irrigação é a importância de não molhar completamente as folhas e, especialmente, as flores por essa mesma razão. Durante o dia, as plantas só deverão ser regadas em casos de emergência e deverá ser utilizada água morna.
Quantidades de água: Mais água com menos frequência é melhor do que menos água com mais frequência. Regue bem e de um modo direcionado, mais especificamente, utilize cerca de dez litros de água por metro quadrado.
É necessário cortar os arbustos?
Não há necessidade de aparar arbustos só pelo simples prazer de aparar um jardim. Para evitar a formação de sementes e a semeadura espontânea, retire as flores cortando-as. Você pode intensificar o crescimento de delfínios, acónitos, salva, erva-dos-gatos e margaridas retirando os ramos floridos na fase inicial, para que assim eles possam regenerar-se e florir novamente.
http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda-a-cuidar-de-canteiros-de-arbustos-e-flores

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...