terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia de Campo na TV - Controle biológico da larva minadora dos citros

Estudos em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, têm demonstrado que o Ageniaspis citricola é o parasitóide mais eficiente no controle do minador-das-folhas-dos-citros (Phyllocnistis citrella).

Para combater a praga, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical recomendam o uso do kit Ageniaspis, que pode ser feito pelo próprio produtor e tem índice de parasitismo de até 92%. Existem hoje mais de 20 espécies de parasitóides do minador das folhas dos citros (MFC), sendo o A. citricola o mais eficiente, explica o pesquisador Antonio Nascimento. O controle químico do minador tem-se mostrado ineficiente e oneroso em países onde a praga já ocorre há mais tempo, uma vez que ataca brotações novas e a larva fica protegida dentro da folha.

A produção do parasitóide sobre P. citrella criado em mudas de limão cravo (Citrus limonia L. Osbeck) tem sido otimizada em razão da praticidade de manuseio das plantas cultivadas em tubetes, demandando pouco espaço para criação do parasitóide, sendo possível monitorar seu desenvolvimento em laboratório, utilizando-se câmaras climatizadas e/ou pequenas salas de criação.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...