quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cultive sua própria bucha vegetal, esta é biodegradável!


Demora cerca de um ano para você colher e poder usar o objeto

A bucha vegetal ou Luffa cylindrica possui diversos benefícios para saúde, higiene pessoal, incluindo aí a lavagem de louça. Ela possui esse nome científico porque é o fruto de uma trepadeira chamada Luffa.
Quando cultivada, as folhas, frutos e sementes são usadas para prevenção de doenças como anemia, bronquite, asma, hemorragias entre outras. No banho, ela limpa com mais eficiência, é considerada um ótimo esfoliante por retirar as células mortas da pele e ainda estimula a circulação sanguínea.
Na lavagem de louça é mais barata, não risca e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional, de plástico poliuretano. É um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia-a-dia. Na sua decomposição, não deixa nenhum resíduo e pode ser compostada, desde que na composteira seca (veja mais aqui).
Se você gostou dessas informações e pensa em levar as buchas para o seu cotidiano, saiba que ela pode ser cultivada em sua própria casa. Confira abaixo a receita de como criar a bucha vegetal no seu quintal, varanda ou terraço:
Materiais necessários
- 1 jardineira quadrada grande de, medida 50 cm x 50 cm x 50 cm
- terra preta
- 3 sementes de
Luffa cylindrica- 1 tesoura para podar. 

Procedimento
Antes de tudo, recomenda-se que o plantio seja feito no início da primavera. Separados os materiais, cave um buraco de 2 cm a 3 cm no centro da jardineira, coloque as três sementes de bucha vegetal e cubra-as com um pouco de terra preta. Feito isso, regue-as com água. Depois, deixe a jardineira em um local em que bata sol diretamente na planta. Quando chegar o verão, coloque um suporte perto da trepadeira porque os caules vão se expandir com muita rapidez.

A quantidade de água deve ser moderada, pois caso você venha encharcar a planta, o excesso de umidade fará com que ocorra proliferação de fungos. Mas não deixe de colocar água. Toda planta precisa ser hidratada. Acontece que algumas gostam mais de água do que outras.
A melhor época para colheita é no verão, mas você deverá esperar um ano e, no verão seguinte ao que você colocou o suporte, as buchas estarão prontas para a colheita. Nessa hora, você deve pegar a tesoura para cortar o cabinho no qual ela se prende. Não arranque a bucha com a mão, você poderá danifica-lá. Para saber qual é a hora de colher, você deve reparar na casca. Caso ela esteja com um tom amarelo-castanho, significa que está pronta para colheita.


Após retirar a bucha, coloque-a em um lugar fresco e seco sobre uma folha de jornal. Em poucos dias, as sementes se soltarão. Outra possibilidade é você mesmo arrancar a casca e depois bater na bucha até que as sementes se soltem. Guarde-as se quiser repetir o processo.
Enquanto sua bucha não fica pronta, compre os modelos de bucha vegetal disponíveis no mercado para não degradar o ambiente com esponjas sintéticas.

fonte equipe eCycle
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1332-cultive-sua-propria-bucha-vegetal-.html

Ofereço 10 sementes de bucha vegetal (não é a gigante) por R$ 5,00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário