quinta-feira, 28 de julho de 2016

TRATOR DE GALINHAS - chicken tractor -

usado para aparar a grama
As galinhas normalmente são criadas confinadas,  pois se a criarmos soltas com certeza devemos ter cercas com alambrados para proteger a nossa horta ou canteiro de flores .
Se fizermos um galinheiro móvel  , as galinhas  serão eficientes em retirar todo o  tipo de ervas daninhas , inclusive as  que necessitam ser desenterradas , aquelas que se deixarmos um pedaçinho no solo voltam a infestar o local novamente.
Portanto a idéia do trator de galinhas ou galinheiro móvel  é a colocação em determinado local para que as nossas “operárias” façam o serviço de limpeza do terreno,  onde  após essa limpeza movemos  a casinha  para outro local e assim aos poucos vamos limpando o terreno
O tamanho pode ser variavel e os  modelos de acordo com a criatividade . Mas não necessitam ser muito grandes para não dificultar sua movimentação pelo terreno .
Pode faze-lo para duas , três galinhas  e no inicio deverá estar observando o rendimento  para que ao terminarem seu serviço não comecem a se bicar , brigar  pelo alimento , alem de que ficando tempo acima do necessario acabam cavando buracos  em busca de raízes ou bichinhos .
Claro que não devemos esquecer de  colocar vasilha grande com água fresca  onde não incida o sol e proteção contra chuva ou sol fortes .
Devemos também respeitar um numero Maximo de galinhas por m2  evitando o stress , no maximo quatro e evidente observar  os machos devem ser separados
Como disse anteriormente , elas com suas garras afiadas retiram as plantas , reviram o solo e com seu estrume enriquece, fertiliza  o solo com nutrientes , alem de comerem menos ração teremos ovos de excelente qualidade com consistência mais firme , gemas bem amarelas ., sem falarmos do não uso de pesticidas, herbicidas ,venenos , hormônios de crescimento, antibióticos para a engorda ,etc.

e o importante é que elas nao ficam sempre no mesmo local onde acabam compactando osolo e em alguns casos a falta de limpeza do local com acumulo de estrume causam doenças ..
Teremos uma alimentação orgânica e bem diferente das feitas em escala industrial onde se visa por meios artificiais o maior numero de galinhas por m2, maior lucro com o menor investimento possível
As galinhas ficam durante o dia no galinheiro móvel e no final da tarde são removidas para o galinheiro ou local fixo , elas acabam aprendendo o ‘caminho’ e gostam do local onde passam no poleiro a noite . Não podem ficar no trator pois podem sofrer ataques de outros animais silvestres..
No exterior  como a cultura de alimentos mais saudáveis é mais enraizada  algumas empresas já criam as galinhas neste sistema .

  A minha idéia foi de que seria possível aparar a grama se deixarmos um tempo menor, . assim acabei construindo um modelo simples  para  diversão,  mas é possível usar nossas operarias  para aparar a grama ou limpar todo o terreno .
Abaixo umas imagens de ideias de alguns modelos retirados da net  e amanha coloco as imagens do galinheiro movel que construimos e que funciona perfeitamente .
indico tambem um site onde se usa tambem essa ideia , 
http://sitiocurupira.wordpress.com/tratordegalinhas/

galinheiro movel simples

usado para aparar a grama

preparando o local da horta

chicken tractor

modelo mais sofisticado galinheiro movel

chicken tractor  criação extensiva

vista interna

trator de galinhas

modelo 'exotico"

http://recreiodobutia.blogspot.com.br/2011/01/trator-de-galinhas-chicken-tractor.html

4 comentários:

Unknown disse...

Post bacana, parabéns! :)

araknos disse...

cara sem brincadeira, vc me deu uma otima dica pra acabar com o ataque das mucuras em nossa criação de galinhas,parabéns e obrigado por postar.

araknos disse...

valeu brother por postar, as mucuras vão odiar,rsrsrsr

Unknown disse...

Excelente dica, como fazer um galinheiro móvel. Vou fazer para colocar meus nagazakis.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...