segunda-feira, 29 de setembro de 2025

PÓ DE ROCHA - alternativa viável e lucrativa para agricultura e pecuária

Sementes Crioulas


"Nessa vida de andança a gente se anima com a esperança de ver a semente passando dos antigos até as crianças Sabedoria faz parte desde o plantio até o prato povos que cultivam sementes seja na roça, seja no mato Apresentamos com imenso carinho essa animação escrita a partir de histórias desenhada com imaginação Abraços afetuosos Se acheguem e passem adiante aprender sobre a semente é um compartilhar constante" O que é uma semente crioula? Quais diferenças existem para as outras sementes? Porque devemos continuar lutando pela sua conservação e multiplicação? De que forma podemos nos organizar? Nesta animação realizada pela Rede Sementes da Agroecologia tentamos responder a essas e outras perguntas. O vídeo é fruto do Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade, realizado no Paraná, entre agosto de 2020 a junho de 2021, a partir da parceria da ReSA e do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR). Conheça mais sobre esse projeto e as outras ações da ReSA em nosso site: www.resaagroecologia.com.br e nas nossas redes sociais: @redesementesdaagroecologia e   / resagroecologia  . Ficha técnica: Realização: Rede Sementes da Agroecologia (ReSA) Apoio: Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) Produção: Canoa Filmes #projetoagrobiodiversidade #sementescrioulas #agroecologia

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Agrotóxicos: riscos e enfrentamento de derivas

Um ótimo livro! Manual do Solo VIVO!




Um livro primordial que ensina a base de todo conhecimento para se lidar com a terra e para gerar mais vida. A consagrada pesquisadora e engenheira agrônoma explica, de maneira didática, as peculiaridades do solo tropical e suas diferenças de manejo com o solo temperado. A cor, o cheiro, a ação do vento, a colocação e ação da matéria orgânica, o exame das raízes, a adubação verde e o plantio direto são alguns dos diversos assuntos tratados por Ana Primavesi. 

Mais sobre Ana Primavesi:
https://medium.com/@expressaopopular/ana-primavesi-pioneira-do-solo-vivo-convers%C3%A3o-com-a-nova-gera%C3%A7%C3%A3o-da-feagr-bafdcfa90ebc 

Um livro primordial que ensina a base de todo conhecimento para se lidar com a terra e para gerar mais vida. A consagrada pesquisadora e engenheira agrônoma explica, de maneira didática, as peculiaridades do solo tropical e suas diferenças de manejo com o solo temperado. A cor, o cheiro, a ação do vento, a colocação e ação da matéria orgânica, o exame das raízes, a adubação verde e o plantio direto são alguns dos diversos assuntos tratados por Ana Primavesi.
Manual do solo apresenta o solo composto de vida transbordante. E é a partir dessa premissa que a autora desvenda o mistério da vida: um solo vivo consegue mobilizar os nutrientes que uma planta necessita e que serão utilizados pelo ser humano, ao contrário do solo doente que gera plantas doentes e suscetíveis à ação de insetos e agentes causadores de doenças. Com isto, a autora comprova que os agrotóxicos prejudicam a natureza e o ser humano, ao mesmo tempo em que não curam a planta doente.
Apenas a prática agrícola ecológica, capaz de oferecer alimentos saudáveis, tem como resultado imediato o resguardo da integridade do meio ambiente, garantia básica para a continuidade da humanidade.Um livro para estudantes de agroeconomia e agroecologia, professores, pesquisadores, camponeses e militantes sociais.

Emater responde - DICAS Controle da formiga cortadeira - Programa Rio Grande R...



Homeopatia, agroecologia, controle biológico

I n f o r m a ç õ e s : Entre em contato com o Plantão Técnico pelo site www.emater.tche.br ou Escritório da Emater/RS-Ascar

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Você conhece o cará-moela, ou cará-do-ar?

 

Cará-moela (Dioscorea bulbifera)


Foto Ana Alice Correia

Isso mesmo, é um cará, mas diferentemente dos demais, que são tubérculos colhidos debaixo da terra, os carás-moelas são uma trepadeira e os tubérculos nascem ao longo do caule, no ar.

É um ingrediente originário da África e Ásia tropical. Tem formatos variados e a maioria das vezes parece uma moela de frango, o que fez dar o nome ao vegetal.

Os carás-moelas são comestíveis e têm sabor parecido com os carás, inhames ou mesmo batatas. A casca é lisa e bege, mas a parte interna pode ser branca, amarela ou arroxeada, de mesmo sabor, independentemente da cor. Utiliza-se da mesma forma que os carás, inhames ou batatas, em preparações salgadas ou doces.

É um alimento rico em vitaminas do complexo B e ótima fonte de carboidrato e proteína.

É muito fácil de ser cultivado. Basta esperar os tubérculos começarem a brotar, o que normalmente acontece no início da primavera. Dentro de 4 ou 5 meses, os tubérculos terão brotado nos caules e cairão quando estiverem prontos para serem consumidos.



Foto Ana Alice Correia

As plantas então secam e os carás-moelas estão prontos para serem consumidos. Após a colheita, se mantidos em locais secos, conservam-se por até 4 meses. Depois disso começam a brotar e é hora de replantar.

Embora a planta seque, o tubérculo que originou a trepadeira, subterrâneo, fica adormecido e também voltará a brotar na primavera.

A planta é uma trepadeira, portanto, necessita de apoio para o seu crescimento. É uma planta linda e gosta de sol.

Para consumir, o mais fácil é cozinhar com casca e descascar depois de cozidos. Ficam ótimos tanto em pratos salgados, como doces e pães.

Uma boa opção é consumi-lo no café da manhã, cozido e acompanhado de manteiga ou mel, substituindo o pão. Uma boa opção para quem é intolerante ao glutem.

Se quiser plantar ou testar algumas receitas, entre em contato comigo: analicecorrea@gmail.com

Ana Alice Correia é moradora do bairro e ministra as aulas de culinária com plantas alimentícias não-convencionais (PANC). Divide neste espaço do site alguns conhecimentos e vivências desse já tradicional curso – que acontece quinzenalmente, às terças-feiras, das 8 às 9 horas da manhã na sede da Sajama.

domingo, 21 de setembro de 2025

Plantas que nutrem o solo


Algumas plantas são poderosas! Elas são capazes de aumentar
os nutrientes do solo. Deixá-lo mais solto e com menos pragas.

sábado, 20 de setembro de 2025

Batata Yacon | Como Plantar e Colher COMPLETO | Tatiana Cavaçana











A batata yacon é um tubérculo considerado atualmente como um alimento funcional, por ser rico em fibras solúveis, principalmente inulina e frutooligossacarídeos, que proporcionam um efeito probiótico e, por isso, é uma boa opção para ajudar na regulação do intestino.

Além disso, é uma excelente opção para pessoas diabéticas ou que desejam diminuir de peso, já que ajuda a regular o apetite e a controlar o açúcar do sangue, podendo substituir a batata comum nas refeições principais.

Esse tubérculo tem um aspecto semelhante ao da batata doce e seu nome científico é Smallanthus sonchifolius. A batata yacon tem um sabor ligeiramente doce e frutado e pode ser encontrada nos supermercados.

Imagem ilustrativa número 2

Principais benefícios

Os principais benefícios da batata yacon para a saúde são:

1. Regular o trânsito intestinal

A batata yacon é um tubérculo rico em frutanos, principalmente inulina e frutooligossacarídeos, que são compostos capazes de resistir à ação do suco gástrico, passando pelo trato digestivo sem serem metabolizados e, por isso, esse tipo de batata é considerada um alimento prebiótico.

Os prebióticos favorecem o aumento das bifidobactérias do cólon, aumentando os movimentos intestinais e o volume das fezes, sendo uma excelente opção para combater a prisão de ventre.

2. Controlar o açúcar do sangue

A presença de frutooligossacarídeos na batata yacon melhora a sensibilidade à insulina e aumenta a secreção desse hormônio pelo pâncreas, favorecendo, assim, o controle do açúcar do sangue, podendo ajudar a complementar o tratamento da pré-diabetes e da diabetes.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para se comprovar os benefícios da batata yacon no complemento ao tratamento da diabetes.

3. Reduzir o colesterol e os triglicerídeos

A batata yacon ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídeos já que contém polifenois e frutooligossacarídeos, os quais poderiam ajudar a regular o metabolismo das gorduras no organismo e a diminuir a síntese de triglicerídeos no fígado.

4. Favorecer a perda de peso

As fibras solúveis da batata yacon aumentam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite, além de conter poucas calorias, podendo ser incluída nas dietas para perder peso.

5. Ajudar a preservar a massa óssea

Os frutooligossacarídeos presentes na batata yacon quando chegam ao cólon e estimulam a bifidobactérias, promovem a absorção de alguns minerais como o cálcio, fósforo, zinco e magnésio, minerais que são importantes para manter a saúde dos ossos e dentes, prevenindo problemas como a osteopenia e a osteoporose.

6. Prevenir o câncer

A batata yacon é rica em polifenois, como o ácido cafeico, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater os radicais livres e diminuir o estresse oxidativo, além de possuir propriedades prebióticas, ajudando na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

Na tabela a seguir é indicada a informação nutricional de 100 gramas da batata yacon crua e na forma de farinha:

Composição nutricionalBatata yacon crua (100 gramas)Farinha de batata yacon (100 gramas)
Energia33 calorias240 calorias
Proteínas0,40 g4,53 g
Gorduras0,11 g0,54 g
Carboidratos9,29 g66,47 g
Fibras totais2,09 g19,93 g
Fibras solúveis-12,39 g
Fibras insolúveis-7,54 g
Cálcio11,7 mg31,83 mg
Fósforo22,5 mg200,3 mg
Magnésio3,7 mg62,66 mg
Potássio171,2 mg1276,25 mg
Ferro0,3 mg3,4 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a batata yacon deve ser incluída em uma alimentação saudável e equilibrada, além de ser importante praticar atividade física regularmente.

Se deseja saber como incluir a yacon em uma alimentação saudável, marque uma consulta com o nutricionista na região mais próxima para você:

O que as Plantas Indicadoras nos dizem sobre o nosso terreno?


O solo é o principal substrato utilizado para o culto de plantas de interesse econômico, fornecendo suporte, água e nutrientes para as plantas cultivadas. Entretanto, embora possuam certa fertilidade natural, em determinadas circunstâncias, somente essa fertilidade não é capaz de suprir a demanda nutricional da cultura, sendo necessário corrigir os níveis de fertilidade do solo, com base nas exigências da cultura e expectativas de produtividade.

Além dos teores nutricionais do solo, é comum observar a necessidade de se corrigir o pH do solo. O pH do solo está diretamente relacionado a disponibilidade dos nutrientes para as plantas. Solos com pH inadequado podem limitar a disponibilidade dos nutrientes para as plantas, mesmo sob altas concentrações de nutrientes.

O método mais tradicional e usual para identificar a necessidade de se corrigir o solo, baseia-se na amostragem e análise química da fertilidade do solo, sendo possível adequar a área de amostragem com base no nível tecnológico da propriedade e objetivo, havendo inclusive a possibilidade de se trabalhar com pequenos “grids” de amostragem como ocorre na agricultura de precisão.

Entretanto, a nível de campo, muitas vezes observações visuais podem indicar algumas condições do solo, mesmo antes de se realizar a análise química da fertilidade do solo. Isso é possível através da observação de espécies de plantas indicadoras.

Pode-se definir planta indicadora como aquela utilizada para “indicar” alguma condição do solo. Normalmente através da análise da presença de plantas indicadoras é possível observar fatores de ordem física do solo (compactação, desestruturação, falta de aeração, excesso de umidade, falta de água, temperatura muito alta ou muita baixa), e química do solo (desequilíbrio entre nutrientes, falta de nutrientes, acidez, excesso de nutrientes, presença de resíduos tóxicos, entre outros) (Silva; Muniz; Wizniewsky, 2016).

De maneira geral, pode-se notar que grande parte das plantas indicadoras também são consideradas invasoras (plantas daninhas), o que faz com que o manejo seja voltado principalmente ao controle dessas plantas daninhas e não às condições de solo. Entretanto, levando em consideração a capacidade de algumas espécies em indicar condições de solo, parte do manejo dessas plantas daninhas também consiste na melhoria das condições de solo, sejam elas químicas ou físicas.

Vale destacar que as plantas indicadoras desempenham esse papel quando observadas de forma espontânea em áreas de cultivo, e não quando cultivadas propositalmente. Sendo assim, é fundamental atentar para a presença de algumas espécies, em especial se tratando de áreas agrícolas, em que boas condições do solo são essenciais para a obtenção de boas produtividades.

Confira abaixo algumas das principais espécies de plantas indicadoras da qualidade do solo, e sua relação com solos pobres ou desequilíbrios nutricionais do solo.

Tabela 1. Plantas espontâneas indicadoras de solos pobres ou com desequilíbrio de nutrientes.

 

Fonte: Mais Soja

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Amor-agarradinho – Antigonon leptopus - flora apícola

Publicado em 12 de agosto de 2013Raquel Patro 

Antigonon leptopus, Amor-entrelaçado, Bela-mexicana, Cipó-coral, Cipó-mel, Coralita, Georgina, Lágrima-de-noiva, Mimo-do-céu, Rosa-da-montanha, Rosália, Viuvinha
Foto: Raquel Patro
  • Nome Científico: Antigonon leptopus
  • Nomes Populares: Amor-agarradinho, Amor-entrelaçado, Bela-mexicana, Cipó-coral, Cipó-mel, Coralita, Georgina, Lágrima-de-noiva, Mimo-do-céu, Rosa-da-montanha, Rosália, Viuvinha
  • Família: 
  • Categoria: 
  • Clima: ,
  • Origem: 
  • Altura: 
  • Luminosidade: 
  • Ciclo de Vida: 

  • O amor-agarradinho tem efeito surpreendente, suas flores delicadas em formato de coração criam uma atmosfera romântica e atraem muitas abelhas. As inflorescências são compostas de muitas flores rosas ou brancas, dependendo da variedade, e se formam durante a primavera e o verão. É semilenhosa, mas não muito vigorosa, portanto se adapta a qualquer tipo de suporte, desde arcos, cercas até caramanchões. As folhas fecham bem a estrutura fornecendo sombra durante todas as estações.
Devem ser cultivados a pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. As adubações periódicas estimulam uma floração intensa. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.

Maracujá amarelo, roxo e doce: novidades da pesquisa


Pesquisa da Epagri desenvolve várias ações para melhorar a
qualidade do maracujá. O programa de melhoramento genético,
da Estação Experimental de Urussanga, é responsável pelo
desenvolvimento do maracujá Catarina, o mais valorizado no
mercado brasileiro. Veja outras pesquisas com maracujá roxo,
doce e com polpa mais colorida.

Esse SUCO PODEROSO ACABA com INTESTINO PRESO e GASES (fácil e rápido)

sábado, 13 de setembro de 2025

Escuridão na rua devido a arborização urbana


Importância da arborização urbana para o meio ambiente:

- Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade;
- Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes;
- A vegetação, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida.


Importância da arborização urbana para o homem:
- A arborização de uma cidade, assim como a presença de áreas verdes, é da mais alta importância para a qualidade de vida da população. Além de absorver ruídos, diminuir o calor do sol, ventos, constituir filtro para a purificação do ar, chuvas regulares entre outros, também é responsável pela melhoria ambiental e paisagística;
- As árvores podem providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência;
- Retém CO2, as arvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação;
- Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local;
- Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos;
- Beleza natural.


Cuidados com a arborização urbana:
As pessoas necessitam do esgoto, da água, da energia elétrica, da insolação e da luminosidade. Há, portanto, a necessidade de conciliar a arborização urbana e de nossas residências com os equipamentos públicos e com o nosso bem-estar e do próximo. Há também o fator de extrema importância que é a segurança para evitar graves acidentes.


Avaliação fitossanitária de árvores urbanas:
Fazer a identificação de podridões de galhos e troncos, pragas e identificação de sintomas, identificação de ações de envenenamento de árvores, perda de raízes por atividade antrópica, senescência e características morfológicas alteradas.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...