quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Especialistas dão dicas para plantar abacate! #sustentabilidade

Conheça os principais cuidados que o abacateiro necessita para gerar bons frutos e resultados.

Fonte: canal rural

Por Roberta Silveira | Cordeirópolis (SP)
Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O abacate é um ingrediente versátil na cozinha, servindo tanto em receitas doces como salgadas. Mas sua adaptabilidade vem do berço, já que a produção é viável em praticamente todo o país.
Vindo de uma árvore resistente e que exige poucos cuidados, a produção da fruta pode chegar a 600 quilos por pé. Para aqueles que querem plantar o fruto em uma área pequena, de um hectare, por exemplo, a produtora de abacate Eliani Bertanha indica a variedade fortuna, que é meia estação e produz em abril e junho, e o tardio do margarida, que produz em julho e outubro.

Com a demanda pelo fruto aumentando, é preciso ficar de olho nos cuidados com o abacateiro, que precisa de atenção na hora do adubamento. De acordo com o engenheiro agrônomo Tiago Mercuri, o adubo usado pode ser orgânico, mas o químico também precisa estar presente. Ele explica que o ideal é que seja feita a calagem, processo de aplicação de calcário na terra, de acordo com a análise do solo, e sugere o uso do nitrogênio, do fósforo e do potássio (NPK).
“Principalmente na fase inicial, as plantas são muito exigentes em fósforo, que é o adubo ideal para o enraizamento. Depois as coberturas com nitrogênio e potássio. O potássio pode ser utilizado parcialmente, metade na hora do plantio e depois na cobertura”, completa.



É preciso ficar atento também ao espaçamento entre os pés, que deve ser de 10 entre linhas e seis entre plantas, aconselha Mercuri. “Ele (agricultor) pode fazer um consorciamento das linhas se não tiver um plantio mecanizado. Mas até pela luminosidade que a planta precisa, tem que ter um espaçamento grande porque senão ela vai ter baixa produção”.
O abacate também pode ser plantado em consórcio com outras culturas, como a soja, o milho, feijão ou outros produtos anuais, pois, como explica Mercuri, o abacateiro leva três anos para começar a produzir. A árvore precisa de paciência e no início resulta de três a quatro caixas por pé ou 4 mil kg por hectare.

Porém, a longo prazo, a produção aumenta consideravelmente e traz um lucro maior. Um pomar entre oito a 10 anos pode gerar de 200 a 600 kg por planta/ano de acordo com a variedade escolhida.

plantio de moradores em local correto

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...