Que tal transformar os seus restos de comida em adubo para suas plantas?

Você pode fazer isso por meio da compostagem! A compostagem é um processo no qual a matéria orgânica se decompõem e se transforma em nutrientes que podem ser aproveitados pelos vegetais. Mas a compostagem não é apenas uma boa estratégia para que você se livre de comprar fertilizantes, ela é uma excelente maneira de reduzirmos a quantidade de resíduos (lixo) que vão para os aterros, o que é de suma importância!
Como vocês sabem, o lixo traz muitos problemas, então quanto menos resíduos mandarmos para os aterros, melhor! O Brasil produz 260 mil toneladas de resíduos por dia, sendo que apenas 14% desse total são realmente não reaproveitáveis, ou seja, 86% desses resíduos não precisariam estar sendo descartados. Muitos dos matérias que jogamos fora poderiam ser reciclados e o lixo orgânico poderia ser usado na compostagem. Mais da metade dos resíduos produzidos, 51%, são formados por resíduos orgânicos (dados do CEMPRE, 2012). Então pensem só, se adotarmos a compostagem, vamos mandar para os aterros METADE da quantidade de lixo que enviamos hoje.
Que tal então você começar a fazer compostagem do seu lixo orgânico em casa? Da para fazer tanto em casas como em apartamentos. Vamos ver como?!!!
Existem duas maneiras de fazer compostagem em casa. Uma delas é utilizando minhocas e a outra não. O que muda é que a compostagem com as minhocas é mais rápida e gera um adubo melhor. Mas a elaboração da sua composteira vai ser igual. O ideal é montar um sistema com três caixas empilhadas. Você vai colocar os restos de comida na caixa de cima. Quando esta estiver cheia, você troca a caixa de cima e a caixa do meio de lugar. Nunca coloque restos na caixa de baixo, ela serve para que o chorume que escorre das caixas de cima se acumule. As duas caixas digestoras são furadas no fundo para facilitar o fluxo das minhocas e do chorume. É bastante útil se a caixa coletora possuir uma torneira para facilitar a retirada do chorume. A composteira deve ficar em local protegido do Sol e da chuva.
Geralmente, quando você termina de encher a segunda caixa, os restos que foram colocados na primeira já foram compostados e já podem ser utilizados como adubo.
Você pode comprar este tipo de composteira já pronta (eu comprei a minha no site www.ecoisas.com.br), vem com as minhocas e tudo! Hahaha, sim, até minhocas já se manda pelo correio! Kkkkkk! Mas você mesmo pode elaborar a sua composteira, usando bombonas de plástico, caixas de madeira ou o que a sua criatividade mandar! Se você mora em casa e tem espaço no quintal pode optar por outros tipos de composteiras, como cercadinhos de tela ou tijolos.
O tamanho das composteiras depende do tamanho da sua família e da quantidade de resíduos que vocês produzem.
Infelizmente nem todos os restos de comida devem ser colocados na composteira, alguns porque são de difícil decomposição, outros porque atraem muitos insetos e outros porque alteram muito o pH do adubo. Mas a boa notícia é que você pode e deve usar na compostagem também os restos de jardinagem, guardanapos e jornais.
Tem uma coisa muito importante que você precisa fazer para que a sua compostagem funcione. É colocar camadas alternadas de resíduos ricos em nitrogênio e resíduos ricos em carbono. Calma, não se preocupe que é fácil identificar! Os ricos em nitrogênio são basicamente os restos de alimentos, como as cascas de frutas. As folhas ainda verdes do jardim também entram nesta categoria. Os ricos em carbono são basicamente os resíduos secos ou acastanhados, como folhas secas, galhos e também o papel.
Para facilitar, a seguir tem uma tabelinha com os resíduos que você pode colocar na composteira que são ricos em carbono, os que são ricos em nitrogênio e os resíduos que você não deve colocar (clique na figura para ampliar).
Sempre que você for colocar novos resíduos, antes dê uma revirada nos resíduos que já estavam na composteira.
Tem duas coisinhas que você pode fazer para evitar mau cheiro e insetos. A primeira é sempre fazer a camada que fica por cima com resíduos ricos em carbono. A segunda é colocar na composteira os seus restos de pó de café, inclusive o filtro de papel usado.
O nível de umidade não deve ser nem muito baixo nem muito alto. Se você perceber que está tudo muito molhado, coloque a composteira durante alguns minutos no Sol. Se estiver seco demais, borrife água entre os resíduos.
Os microrganismos que vão fazer a decomposição dos resíduos precisam de oxigênio, então é importante que sua composteira tenha alguma entrada de ar, como orifícios ou você pode deixar a tampa aberta alguns minutos todos os dias.
Se você optar pela composteira com torneirinha, você pode usar o chorume como fertilizante também. É só diluí-lo com água na proporção de 9/1, ou seja, pegue um recipiente e preencha 90% dele com água e os demais 10% com o chorume. Aí é só colocar em um regador ou borrifador e colocar nas plantas.
Quanto menor o tamanho das partículas dos resíduos, maior a facilidade dos microrganismos em decompô-las. Então sua compostagem vai ser mais rápida se você picar (com as mãos mesmo) os resíduos que colocar na composteira.
Evite o excesso de cascas e polpas de frutas cítricas e cascas e restos de cebola e alho. A razão é que esses resíduos modificam o pH do minhocário e prejudicam tanto as minhocas quanto a qualidade do adubo produzido. Você pode colocar estes itens, só cuide para não colocar em excesso.
Não é aconselhável o uso de resíduos de jardinagem tratados com pesticidas.
Bom, eu moro em um apartamento, mas meus pais moram em uma fazenda, onde temos duas composteiras. Então, como vou para a casa deles toda semana, guardo meus resíduos orgânicos compostáveis em um pote dentro da geladeira e uma vez por semana estes resíduos vão para as composteiras na casa dos meus pais. Uma de nossas composteiras é esta comercializada, que mostrei para vocês o site. Ela fica em um pequeno galpão de material próximo a casa. Deixamos perto da pia na cozinha um lixeirinho só para o que vai para a compostagem. Uma vez por dia colocamos o que está no lixeirinho na composteira do galpão. Temos também uma composteira maior, como se fosse um container construído com madeira, com uma tampa e um respiradouro em cima. Nesta composteira vão resíduos maiores da fazenda, como galhos, frutas que caíram por estarem amadurecidas demais etc.
O processo de compostagem pode demorar de 3 a 12 meses, depende muito do seu cuidado a respeito de tudo que foi colocado aqui. Se sua compostagem não der certo logo de cara, não desanime. Conforme a gente vai mexendo com a compostagem, vai aprendendo o que da certo e o que não da.
A utilidade do adubo está no fato de que ele é um excelente fertilizante natural, pois melhora de forma bastante significativa as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. O adubo resultante da compostagem devolve à terra os nutrientes de que ela necessita, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros, evitando o uso de fertilizantes sintéticos. O adubo de compostagem pode ser aplicado em hortas, na produção de mudas, ou mesmo em plantas ornamentais. A prática da compostagem pode facilmente ser executada também em escolas, restaurantes, hotéis, áreas de atividades agropecuárias e diversas outras organizações.
É isso pessoal, se vocês puderem dedicar um pouco do seu tempo para fazer a compostagem de parte dos seus resíduos vão estar ajudando muito o meio ambiente, diminuindo o lixo nos aterros e devolvendo muitos nutrientes para as plantas!
Para terminar quero cumprimentar duas amigonas minhas que fizeram o mestrado de Engenharia Ambiental comigo, Bruna Grosch Schroeder e Zaira Chiodini Pedri!! Tudo que vocês leram neste post faz parte de uma longa pesquisa que fizemos para a disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos! Então muito obrigada às duas!!!!